A FALTA DE ATENÇÃO DOS JOVENS

Durante a minha caminhada pessoal e em meio a juventude, percebo que temos dificuldade em aprender. 

Somos tardios em aprender algumas coisas óbvias e simples que podem mudar toda a nossa história e o nosso futuro. Por que somos assim?

Porque achamos que já sabemos demais e aquilo que ainda não sabemos devemos aprender com nossos erros. Grande engano!
 
Aqueles que têm um coração disposto a aprender alcançam muito mais êxito na sua vida e são menos tendenciosos ao erro. Devemos desenvolver no nosso coração a virtude do aprendiz e sermos pessoas que buscam aprender cada vez mais. Buscar aprender com os amigos, com os familiares, com os profissionais, com as pessoas que tiveram êxito e com aquelas que fracassaram, mas principalmente, buscar aprender com Deus e com a Sua Palavra.
 
Tenho pregado para as minhas discípulas sobre a necessidade de aprendermos a esperar. Para viver o tempo da espera com qualidade é necessário que eu aprenda a esperar, é necessário saber como esperar – cuidando das coisas de Deus, estudando, se qualificando, confiando em Deus sem o desespero de estar solteiro. O grande desafio hoje, tem sido aprendermos a esperar pelas coisas de Deus e confiar nEle para que tudo se realize no tempo certo.
 
Como aprender? Para aprender basta que eu ouça o que as pessoas tem falado, que eu observe o que as pessoas tem feito (afinal todas as pessoas têm algo a nos ensinar, seja com seu sucesso ou com sua derrota) e principalmente que eu queira aprender. Só aprende quem quer aprender. 
 
Você já percebeu que em uma mesma sala de aula existem tipos diferentes de aluno? Há os alunos que não querem aprender, os que querem aprender algumas coisas e os poucos que têm fome de aprendizado, eles estão loucos para aprender sobre tudo o que puder. Em uma mesma sala de aula os alunos recebem o mesmo ensino, porém eles aprendem em níveis diferentes. Você precisa decidir em qual nível você quer aprender.
 
Certa vez Mike Murdock disse em uma de suas ministrações algo parecido com: “ainda que eu ache que eu saiba mais do que o outro, ainda assim ele sabe algo que não sei e pode acrescentar na minha vida”. Se você permitir que o outro te ensine, você aprenderá com ele algo novo, porque cada pessoa tem suas percepções sobre a vida e as situações que vivemos.
 
Devemos entender que o exercício de aprender é um exercício de olhar para dentro de mim e perceber as coisas que eu preciso melhorar, que eu preciso crescer, é descobrir em mim as minhas limitações. Não é um exercício de olhar para o outro para criticá-lo, mas sim de olhar para mim e aprender com o outro.
 
As pessoas que têm um caráter de aprendiz são pessoas com o espírito nobre, e são admiráveis. Esteja disposto a aprender, ouça seus pastores, seus pais, observe as pessoas e tenha um coração que deseja e busca o aprendizado. Seja um aprendiz! Você irá alcançar grandes lugares.
 
Lembre-se: Só pode ensinar quem um dia aprendeu. Precisamos sentar primeiro na sala de aula para depois nos colocarmos na frente e ensinar. Um bom aluno tem sempre um coração disposto a aprender.
 
"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos". Esdras 7.10

 
Que o Senhor abençoe sua semana com muitos ensinamentos, forjando em você um coração de aprendiz!

Comentários

  1. Anônimo09:56

    Irrita-me muito quando vejo que alguns (afinal não são todos), não levam as obras de Deus a sério. Agradeço a Deus pelos jovens da igreja que congrego, serem esforçados.
    paz do Senhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas