CULTO VS FESTA

O QUE TEM MAIS VALOR: CULTO OU FESTAS ?  
na igreja aprende a palavra de DEUS 
OQUE SE APRENDE NA FESTA 

O Culto Nas Congregações 

Homenagem religiosa que se tributa a Deus 

Biblicamente, o fundamento do culto cristão é a consciência e a consideração do caráter e obras de Deus (Ef I :3-14). Em outras palavras, culto não é entretenimento, a igreja não é clube, os dirigentes não são atores no palco e a congregação não é auditório. Culto pode ser descrito como "a mais expressiva manifestação humana de aproximação com Deus - uma experiência viva - que pode ser analisada, mas nunca poderá ser completamente contida em fórmulas ou credos"


Culto não é um evento humano, mas um presente de Deus. A prioridade da igreja no culto não é ser abençoada, mas adorar a Deus e edificar os irmãos.

Quando cultuamos a Deus, declaramos a:

Sua dignidade. Os anjos cantam: "Digno é o Cordeiro que foi morto", e toda a criação responde: "Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos ... Amém; também os anciãos prostraram-se e adoraram" (Ap 5:12-14). 



Culto não é somente algo falado, mas algo feito. É transformar em ação a Palavra de Deus. Num sentido mais amplo, o culto se relaciona com tudo que o homem é e faz. O homem olha para si mesmo e percebe que não pode entregar ao seu Criador menos do que tudo o que é e o que tem. 






Isaías 6: 1-8 
Quando Isaías reconheceu que estava. na presença de Deus, humilhou-se, confessou seus pecados, recebeu o perdão e ofereceu sua vida para servir ao Senhor. 

2. Salmo 96:8
O salmista exortou: "Iributai ao Senhor a glória devia ao Seu nome; traze; oferendas e entra; nos seus átrios". O homem fica diante de Deus para apresentar a oferta, mas percebe que não pode entregar menos que sua própria vida a Ele. 
O Novo Testamento também enfatiza a oferta como a parte central do culto, porque Jesus Cristo foi a oferta e sacrifício de Deus.

Cada aspecto do culto (música, oração, pregação, ofertas) é adoração oferecida a Deus. Se tivermos essa compreensão: 

- nosso culto coletivo terá profundidade, sentido e significado;
- em nosso culto individual seremos participantes e não apenas espectadores.
Para o cristão, o culto é sinônimo de vida, pois não se limita a ritos ou cerimônias. 

 Culto é consolo, conforto e confronto 

No culto, a pessoa canta, ora, chora, se alegra, dá ofertas, mas, tudo isso não tem significado e propósito completo, se ela não for confrontada e impactada pela Palavra de Deus com relação à sua prática de vida. 
minha conclusão é  que no culto temos 5 questões em destaque:

1 estimular a consciência pela santidade de Deus. 2 alimentar o intelecto com as verdades de Deus, 





Em essência, culto é a comunhão do homem com Deus em Cristo, e esse relacionamento consciente, efetuado pelo Espírito Santo no espírito da pessoa que cultua
4 abrir o coração ao amor de Deus, 
5 dedicar a vontade ao propósito de Deus. 
Festas
Assim como as moscas são atraídas pelo odor das massas fétidas dos dejetos, o ser humano ainda se permite ser atraído por esta massa podre do vazio e da ausência da fé.

É muito óbvio que você não vai encontrar na Palavra de Deus onde fale sobre festas de forró, de rock ou de qualquer outro tipo, mas apesar disso, a Bíblia é, e sempre será um livro muito atual. Você pode até perguntar: E porque não podemos ir a festas, se Jesus também ia? Mas é muito diferente porque Ele ia a festas de casamento e mesmo que você diga que naquele tempo não tinha festas como tem hoje por causa da evolução do mundo, fica claro que evoluiu sim, mas nesse sentido evoluiu para pior.

Vocês vivem se perguntando o porquê de tantas doenças e sofrimentos. Essa pergunta cada um deve fazer a si mesmo.
Há dois mil anos, Jesus nos alertou sobre tudo que aconteceria se o homem continuasse cultuando o bezerro de ouro e mesmo assim o homem continua preferindo o mundo das ilusões ao reverenciar os seus falsos ídolos. 


Por isso, as festas mundanas são como as massas fétidas que só atraem o mal.
Essas festas foram criadas por homens e não por Deus. Festas essas que só promovem o que não presta, como por exemplo: bebedeiras, brigas, sexo, drogas, etc. permita-me fazer uma pergunta: Você acha que Jesus, com toda a sua santidade, iria a uma festa de forró se você O chamasse? Claro que não. Você não pode chamar Jesus para andar em um caminho errado, mas Jesus pode chamá-lo para percorrer o caminho correto. Em 1º João 2:6 diz: Aquele que diz estar Nele deve andar como Ele andou, ou seja, se você não anda nos caminhos Dele, significa que você não está agradando a Cristo e você nunca iria agradar a Deus numa festa mundana. Mesmo que você não faça nada na festa, nem beba, nem se prostitua, nem use drogas, etc., ainda assim está em maus caminhos. 

Mateus 7:13 e 14: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Que a paz do SENHOR esteja com convosco

Comentários

Postagens mais visitadas