Estudo: As igrejas do Apocalipse - Igreja de Éfeso





Éfeso, a igreja do amor esquecido
Em toda a Ásia Menor, não havia igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso. O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se diziam apóstolos (Ap 2:2). Éfeso era a igreja apologética por excelência. Ela destacava-se também por seu esforço e extenuante labor pela expansão do Reino de Deus.

Até o próprio Cristo elogiou os efésios. Eles eram referência naquela região. Apesar de todas as sua inegáveis virtudes e qualidades, havia um sério problema com Éfeso: se ela, porém, se dispusesse a resolvê-lo seria uma igreja perfeita.

Um grave problema estava ocorrendo. Sim! Havia um sério problema!

 Já não se lembravam do primeiro amor que se dedicara ao Cordeiro de Deus. Não agira assim em relação Israel em relação a Jeová (Jr 2:1-13). No entanto, não podemos evitar a pergunta: Se ela foi, de fato, pastoreada pelo discípulo do amor, como veio justamente esquecer-se do primeiro amor? Sendo o primeiro amor tão sublime e inefável, pode alguém vir a esquecê-lo?

Apesar de já não se lembrar do primeiro amor, Éfeso ainda era rica em obras. No entanto, já não praticavam as obras que haviam distinguido no início da fé: o amor santificara no Senhor Jesus. Sim, a igreja era rica em obras e fraca em amor.

Esquecer o primeiro amor não é incidente é teológico, é queda espiritual. Semelhante pecado demanda contrição e arrependimento. Por isso, o Senhor Jesus insta, junto ao pastor em Éfeso, a que volte de imediato ao primeiro amor.

Não há obra tão elevada como amar a Deus: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças." Deuteronômio 6:5 

 Há crentes que se limitam a amar as bençãos. Há outros que, mesmo sem bençãos as bençãos, amam o Abençoador.
 Que belo exemplo, temos em Habacuque : "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)."
Habacuque 3:17-19

A Bíblia nos exorta a lembrarmos de Deus, porque Ele jamais nos esquece. O cristão infelizmente corre o risco de esquecer-se Daquele que se esquece somente dos nossos pecados.

Se Éfeso já era rica em obras, porque voltar à prática das primeiras? Nenhuma obra é completa e perfeita sem o amor de Deus. Se não devotarmos a Cristo o  primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua volta? Talvez o anjo de Éfeso já não almejasse o retorno do Senhor. O ativismo acabara de matar o primeiro amor e o segundo também. Era urgente não somente amar a Cristo, mas desejar e amar a sua vinda.

Assim como Cristo ama a Noiva e anseia por sua chegada nos céus, também devemos nós, como seu corpo, almejar a Sua vinda.  "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."
2 Timóteo 4:8
Você realmente ama a vinda de Cristo? Em breve Ele voltará. Amém.


Fiquem na paz do Senhor.


LEIA TAMBÉM:  

Próximo post                                                                                              Post anterior 


         

OBS: Peço desculpas aos irmãos por estar demorando tanto para finalizar esta série de oito capítulos. Nos vemos em breve.



Comentários

Postagens mais visitadas