Segundo o coração de Deus

“E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22)

O que fazia Davi um homem segundo o coração de Deus? Aliás, há outra pergunta: o que fazer para que sejamos, como Davi, homens e mulheres segundo o coração de Deus?

Vejamos algumas características de Davi, para ver quais as características de um homem segundo o coração de Deus. É certo que nada tem a ver com a aparência, mas com o coração:

“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” I Samuel 16:7

Que tipo de coração o Senhor deseja ver? Primeiramente, um coração que entenda:

“Mas até hoje o Senhor não vos tem dado um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir.” (Deuteronômio 29:4)

Um coração que sinta:

“Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.” (I Samuel 24:4-6)

Um coração que ame:

“Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas.” (Deuteronômio 30:6)

Um coração sábio, que ache o seu prazer em Deus e sua palavra:

“Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio; e exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas. (…) Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.” (Provérbios 23:15-16,26)

Um coração que obedeça com temor:

“Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!” (Deuteronômio 5:29)

Um coração que busque:

“Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.” (Salmos 27:8)

E um coração humilde:

“Então entrou o rei Davi, e sentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Jeová, e que é a minha casa, para me teres trazido até aqui? E isso ainda foi pouco aos teus olhos, Senhor Jeová, senão que também falaste da casa do teu servo para tempos distantes; e me tens mostrado gerações futuras, ó Senhor Jeová? Que mais te poderá dizer Davi? Pois tu conheces bem o teu servo, ó Senhor Jeová. Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza, revelando-a ao teu servo. Portanto és grandioso, ó Senhor Jeová, porque ninguém há semelhante a ti, e não há Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.” (II Samuel 7:18-22)

O Senhor busca nos homens aquilo que ocupa Seu coração. E o que ocupa Seu coração?

“Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.” (Mateus 17:5)

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque teve o mesmo sentimento que houve em Jesus (Filipenses 2:5-8), pela graça de Deus. Como podemos perceber nos textos que lemos, só Deus pode nos dar um coração segundo o Seu coração; e nós seremos segundo o coração de Deus como Davi o foi, se com nosso coração e procedimento mostrarmos Seu Filho.

“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9-10)

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.” (Colossenses 3:23-24)

Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas