Adoração.

 "E Jesus respondendo disse-lhe ... está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele sevirás" (LUCAS 4:8).
I)Adoração Falsa

A) Idolatria: Proibida
* ÊXODO 20:4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há  em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

 
·        LEVÍTICO 26:1 "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos  a ela; porque Eu sou o Senhor vosso Deus".
·        DEUTERONÔMIO 7:25 "As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo;  a prata e o ouro que estão sobre elas não  cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus".
·        DEUTERONÔMIO 11:16 "Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos  desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles";
·        ISAÍAS 42:8 "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem  não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".
·        1ª JOÃO 5:21 "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos".
B)                Características dos ídolos
Insensíveis 
DEUTERONÔMIO 4:28 "E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e  pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram."
Perecíveis
ISAÍAS 40:20 "O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que  não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover."
Impotentes
ISAÍAS 45:20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das  nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de  escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
·        JEREMIAS 10:5 "São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam  de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o  bem."
Indignos de adoração de seres inteligentes
ATOS 17:29 "Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens".
Degradantes
ROMANOS 1:22-23  "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis."
C)                Sua destruição é profetizada.
* ISAÍAS 2:20-21  "Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante  deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade,  quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra."      
·        ISAÍAS 17:8 "E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará  para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens."
*   JEREMIAS 51:47 "Portanto, eis que vêm dias em que farei juízo sobre as  imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será  envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela."
·        ZACARIAS 13:2 "E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza."
II) Adoração Verdadeira

De Deus ordenada
DEUTERONÔMIO 26:10 "E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu,  ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus."
1ª CRÔNICAS 16:29 "Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e  vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade".
SALMOS 96:9 "Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, toda a terra."
MATEUS 4:10 "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."
APOCALIPSE 22:9 "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."
III) Motivo da freqüência na casa do Senhor.

                        
                   Mandamento Divino
DEUTERONÔMIO 12:5 "Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as  vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali  vireis."
Bênçãos Pronunciadas
SALMOS 84:4 "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão  continuamente."
Refúgio em tempos de dificuldades
ISAÍAS 37:1 "E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu  de saco, e entrou na casa do Senhor."
Lugar de instrução
MIQUÉIAS 4:2 "E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do  Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus  caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião  sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."
O exemplo dos apóstolos
LUCAS 24:52-53 "E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus."
O exemplo de  Cristo
LUCAS 4:16 "E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler."

Autor: Pastor Luis Antonio dos Santos

Comentários

  1. Olá...paz!
    Quem há no céu ou na terra semelhante ao nosso DEUS?NINGUÉM.
    Tudo lindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas