Breaking News
Loading...
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

 "E Jesus respondendo disse-lhe ... está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele sevirás" (LUCAS 4:8).
I)Adoração Falsa

A) Idolatria: Proibida
* ÊXODO 20:4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há  em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

 
·        LEVÍTICO 26:1 "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos  a ela; porque Eu sou o Senhor vosso Deus".
·        DEUTERONÔMIO 7:25 "As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo;  a prata e o ouro que estão sobre elas não  cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus".
·        DEUTERONÔMIO 11:16 "Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos  desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles";
·        ISAÍAS 42:8 "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem  não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".
·        1ª JOÃO 5:21 "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos".
B)                Características dos ídolos
Insensíveis 
DEUTERONÔMIO 4:28 "E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e  pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram."
Perecíveis
ISAÍAS 40:20 "O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que  não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover."
Impotentes
ISAÍAS 45:20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das  nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de  escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
·        JEREMIAS 10:5 "São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam  de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o  bem."
Indignos de adoração de seres inteligentes
ATOS 17:29 "Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens".
Degradantes
ROMANOS 1:22-23  "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis."
C)                Sua destruição é profetizada.
* ISAÍAS 2:20-21  "Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante  deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade,  quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra."      
·        ISAÍAS 17:8 "E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará  para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens."
*   JEREMIAS 51:47 "Portanto, eis que vêm dias em que farei juízo sobre as  imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será  envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela."
·        ZACARIAS 13:2 "E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza."
II) Adoração Verdadeira

De Deus ordenada
DEUTERONÔMIO 26:10 "E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu,  ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus."
1ª CRÔNICAS 16:29 "Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e  vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade".
SALMOS 96:9 "Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, toda a terra."
MATEUS 4:10 "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."
APOCALIPSE 22:9 "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."
III) Motivo da freqüência na casa do Senhor.

                        
                   Mandamento Divino
DEUTERONÔMIO 12:5 "Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as  vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali  vireis."
Bênçãos Pronunciadas
SALMOS 84:4 "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão  continuamente."
Refúgio em tempos de dificuldades
ISAÍAS 37:1 "E aconteceu que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu  de saco, e entrou na casa do Senhor."
Lugar de instrução
MIQUÉIAS 4:2 "E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do  Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus  caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião  sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."
O exemplo dos apóstolos
LUCAS 24:52-53 "E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus."
O exemplo de  Cristo
LUCAS 4:16 "E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler."

Autor: Pastor Luis Antonio dos Santos

1 comentários:

Você tem plena liberdade para comentar. Só siga algumas regras:

NÃO serão aceitos comentários que:

→ Forem desagradáveis ou conterem insultos e xingamentos;
→ Desviarem do assunto;
→ Contiverem LINKS, SPAM, endereços eletrônicos;
→ Usarem CAPS em excesso;
→ Conterem racismo, preconceito e intolerância religiosa.
→ Eu peço aos meus leitores que se inscrevam no blog, na opção "Participar deste site'', para que o avatar de vocês
apareça quando vocês fizerem seus comentários.
Não estou mendigando seguidores é só um pequeno aviso.