Depressão como Deus pode curar

O que a Bíblia diz sobre a depressão? Como um cristão pode superar a depressão?
A depressão é uma condição amplamente disseminada, afetando milhões de pessoas, cristãs e não-cristãs da mesma forma. Aqueles que sofrem de depressão podem experimentar sentimentos intensos de tristeza, raiva, falta de esperanças, fadiga e uma série de outros sintomas, é uma doença séria que, especialmente nas últimas décadas, tem atingido pessoas de todas as idades, classes sociais, religiões, sendo considerada um mal do século 21. Ela pode levar o indivíduo a um estado de agonia e melancolia profundas e até ao suicídio.

A Bíblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor (Filipenses 4:4; Romanos 15:11), então Deus aparentemente quer que todos nós vivamos vidas alegres. Isso não é fácil para alguém sofrendo de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado através dos dons de Deus de oração, estudo e aplicação da Bíblia, grupos de apoio, grupos domésticos, comunhão entre os crentes, confissão, perdão e aconselhamento. Nós devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nós mesmos, e ao invés disso colocarmos nossos esforços para fora. Sentimentos de depressão freqüentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si próprio e o põe em Cristo e nos outros.
A depressão clínica é uma condição física que deve ser diagnosticada por um médico. Ela não é causada por circunstâncias desafortunadas da vida, e os sintomas não podem ser aliviados pela vontade própria. Ao contrário do que alguns da comunidade cristã acreditam, a depressão clínica nem sempre é causada pelo pecado. A depressão pode às vezes ser um distúrbio que precisa ser tratado com medicação e/ou aconselhamento. É claro, Deus é capaz de curar qualquer doença ou distúrbio. No entanto, em alguns casos, ver um médico por causa de depressão não é diferente de ver um médico por causa de um machucado.
Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos aproximarmos dEle ainda mais quando sofremos provas e tentações. A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca pela ajuda profissional de que precisa. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15)

Comentários

  1. Nonato Belo Monteiro10:26

    Glória a Deus. Não conhecia seu site. Conhecir através de um amigo que o indicou para mim. Achei muito abençoado. Gosto muito das lições da bíblia. É tão bom conhecer a obra de Deus através de pessoas como você. Eu estou gostando e aprendo bastante lendo seu blog. Muito bom. Dou 5 estrelas para o seu site. ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ :)

    ResponderExcluir
  2. Rachel 2110:34

    Minha mãe sofria de depressão. Me deseperava, chorava muito durante a noite, eu já estava ficando depressiva igual a ela. A depressão dela começou assim que papai faleceu, ela o amava demais e isso abalou ela profundamente. Um dia, assistindo tv, um pastor do canal ''Novo Tempo'', fez uma oração que mexeu comigo. Foi uma oração tão sincera que sentir vontade de congregar em uma igreja, apesar de eu ser bastante receiosa com religião. Levei minha mãe e foi uma benção! O pessoal da igreja nos tratou bem, oraram por nós duas e pela primeira vez na vida, me sentir bem. Até minha mãe começou a melhorar. As irmãs da igreja oram por ela, visitam ela e conversam bastante. Ela já não sente mais aquela vontade de morrer. Agora ela quer viver por Cristo. Deus nos ajuda a enfrentar a depressão, mas, você tem que se humilhar e pedir com humildade, quebrantar seu coração. Tudo nessa vida tem cura, até para a morte, que é a vida eterna com Deus. Aleluia!

    ResponderExcluir
  3. Ana ჱƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒჱ10:38

    Fico pensando naquele ator que morreu. Talvez se ele tivesse conhecido a Deus antes, ainda estaria vivo. É como eu sempre digo: "Nunca confio em um sorriso,pois por trás deles só existe lágrimas" :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas