Breaking News
Loading...
quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A Bíblia parece ser um bom lugar para aprendermos a respeito das emoções humanas? Considere Gálatas 5:22-23, que diz que "o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." Quantos destes frutos são emoções ou estão intimamente ligados a emoções? Qualquer pessoa que já tenha lido o livro "Anatomia de uma Epidemia", de Robert Whitaker tem sérias dúvidas a respeito de consultar a ciência para curar problemas emocionais ou mentais. Este livro descreve o fato de que nos Estados Unidos temos um enorme aumento no número de pessoas mentalmente incapacitadas, o qual se iniciou com o desenvolvimento de drogas para tratar problemas mentais. Sua tese é que usar as drogas atuais é como jogar pedras dentro de uma máquina sofisticada. As drogas simplesmente pioram o problema. Não estou qualificado para dizer se a ciência tem ou não as respostas, mas vamos pular para a nossa série de estudos e ver que respostas estão na Bíblia!
Aprender a dominar nossas emoções é algo que precisa ser trabalhado dia a dia. Quantas vezes em sua vida você toma decisões equivocadas sem pensar, por pressões ou ansiedades? Quantas pessoas você feriu com palavras e atitudes nas mesmas circunstâncias emocionais cujas consequências dificilmente foram restauradas?

Emoções são forças poderosíssimas e muitas vezes determinantes de uma vida. Mas a bíblia nos ensina que quem deve controlar a nossa vida e nossas emoções é o Espírito Santo como diz em Gálatas 5:22 "Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".

Mas o que realmente é a emoção? De acordo com a wikipédia emoção significa uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra em inglês ‘emotion’ deriva do francês émouvoir. Que é baseada do latim emovere, onde o ‘e- (variante de ex-) significa ‘fora’ e movere significa ‘movimento’.

Emoções positivas: Bondade, compaixão, misericórdia, amor e assim por diante, são boas emoções e nos afetam positivamente e também aos que nos rodeiam.

Emoções negativas: Ansiedade, depressão, ira, raiva, rancor, orgulho, culpa, solidão, são estados de espírito egoístas que não afetam apenas você, mas também as pessoas em torno de você e sua família, amigos e colegas de trabalho.

Baixa auto-estima, pecados não confessados, recordações, falta de perdão, problemas econômicos, familiares e de saúde são circunstâncias pela qual surgem esses sentimentos negativos.

A palavra de Deus fala da importância dos sentimentos humanos, mas no exorta a sabedoria e conhecimento para controlarmos nossas emoções. Deus prometeu dar-nos descanso, paz e liberdade por nossas cargas emocionais. Cristo promete descanso para aqueles que estão cansados e oprimidos (Mt 11.28). O Espírito Santo nos ajuda a controlar as emoções, cultivando os frutos do Espírito (Galatas 5:22-23).

Aprender a controlar as nossas emoções é algo que deve ser trabalhado em nossa vida todos os dias. Para alcançar esse objetivo, existem funfamentos que devem estar presentes:

Intimidade com Deus: A partir do momento em que abrimos o nosso coração e deixamos que o Pai nos conforte, nunca mais seremos o mesmo. Sua confiança é facilmente influenciada por Sua Palavra e pelo Seu Poder então já não importa mais o que está por vir, pois a sua confiança está que Ele fará a sua perfeita vontade em sua vida.

Domínio próprio: Deus nos deu um espírito de domínio próprio porque sabe que precisamos para poder viver em santidade e crescer espiritualmente (2Tm 1:7) "Porque Deus não nos deus o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação".

Para termos vitória sobre as emoções negativas e nos tornarmos cheios da alegria e da paz do Senhor, dependemos do Espírito Santo e de nosso domínio próprio.

Deus te chama para fazer mudanças em sua vida. Nem sempre a culpa é dos outros. Peça para ele te ajudar a identificar os problemas emocionais em sua vida e suas causas. Se pecar, confesse ao Senhor e receba o seu perdão! Se é rancor ou amargura, peça para que ele te ajude a perdoar! Se é ansiedade, confie que o Pai está no controle de sua vida!

Se você não está em comunhão com o Pai, diante a tanto bombardeio emocional, permita que hoje mesmo ele controle a sua vida.

Deus seja louvado

por: Marcos Rodrigues


Eu peço aos meus leitores que se inscrevam no blog, na opção  Participar deste site , para que o avatar de vocês apareça quando vocês fizerem seus comentários. Não estou mendigando seguidores é só um pequeno aviso.

0 comentários:

Postar um comentário

Você tem plena liberdade para comentar. Só siga algumas regras:

NÃO serão aceitos comentários que:

→ Forem desagradáveis ou conterem insultos e xingamentos;
→ Desviarem do assunto;
→ Contiverem LINKS, SPAM, endereços eletrônicos;
→ Usarem CAPS em excesso;
→ Conterem racismo, preconceito e intolerância religiosa.
→ Eu peço aos meus leitores que se inscrevam no blog, na opção "Participar deste site'', para que o avatar de vocês
apareça quando vocês fizerem seus comentários.
Não estou mendigando seguidores é só um pequeno aviso.