Poser Gospel. O que é isso?





Poser é um termo pejorativo, usado frequentemente para descrever “uma pessoa que finge ser algo que ela não é”, copiando vestimentas, vocabulário e/ou maneirismos de um grupo ou cultura, geralmente para conseguir aceitação dentro do grupo ou por popularidade em meio a vários outros grupos, mas que não compartilha ou não entende os valores ou a filosofia da cultura.

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Destes afasta-te.

Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos. São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade.”  (II Timóteo 3:1-7)

O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo que estava na Igreja em Éfeso, portanto não é um texto falando a respeito dos que estão fora de Igreja, mas diretamente denunciando alguns que estavam no meio da Igreja.
A estes chamo de Posers gospel:

- Egoístas: Somos ordenados a amar a Deus, acima de todas as coisas, e ao próximo, como a nós mesmos. O egoísta, ao contrário, coloca o seu “Eu” acima de tudo e de todos. Ele demonstra um amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios.

- Avarentos: Que tem um apego sórdido ao dinheiro. No mundo de hoje somos constantemente bombardeados com a mensagem de que o dinheiro é importante. Ou é um sinal de status ou de segurança. Essas pessoas demonstram esse tipo de pensamento. E isso é exatamente o oposto do que Deus nos ensina a respeito do dinheiro.

- Orgulhosos/Soberbos/Arrogantes: O orgulho é a manifestação externa da nossa disposição interna. É a ideia de que eu acho muito mais de mim do que eu deveria. É amor-próprio demasiado; soberba; arrogância. A Bíblia nos alerta: Escutem e deem atenção, não sejam arrogantes, pois o Senhor falou. (Jeremias 13:15).

- Vaidosos: Essa pessoa tem Desejo imoderado de atrair admiração. Quer os holofotes voltados a ela o tempo todo. Querem ser o centro da atenção.

- Xingadores: Isso significa blasfemar com palavras. É aquela pessoa que usa palavras de uma forma que desonra a Deus e machuca aos outros.

- Ingratos: É todo aquele que, literalmente, é “Sem graça”. Ela simplesmente não reconhece os benefícios recebidos.

- Desobedientes aos seus pais: Em nossa cultura há uma ideia de que não devemos disciplinar as crianças. Isso resulta em crianças que não honram seus pais. A honra e obediência aos pais é o primeiro mandamento com promessa da Bíblia, o que já demonstra a sua importância. Mas há pessoas que simplesmente não respeitam seus pais.

- Não terão amor pelos outros e serão duros: É a pessoa que não tem nenhuma afeição pelo próximo. É sempre uma pessoa áspera e azeda com as pessoas. Ela não tem a consciência ou não consegue olhar para os outros com qualquer sentimento de afeto.

- Caluniadores: Vivem acusando falsamente alguém. Calúnia é uma afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém, inclusive mortos. Assim como o diabo, ela vive acusando falsamente.

- Incapazes de se controlarem: É a pessoa que não tem a capacidade de controlar as emoções e os desejos, ou mesmo de gerir sua vida e seu tempo. Tenta fazer tudo ao mesmo tempo e acaba não fazendo nada.

- Violentos: A violência é o oposto de amor e compaixão. A violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro através da agressão, física ou moral.

- Inimigos do bem: É o amigo do que é mal. Passa o tempo pensando, tramando ou praticando atos que levam o próximo a sofrer algum mal.

- Serão traidores: São aqueles que estão lá com segundas intenções. Dizem-se fiéis à igreja e a Jesus, mas por dentro são traiçoeiros. Eles vão quebrar relacionamentos e prejudicar os que dizem amar.

- Atrevidos e precipitados: Que se atreve; afoito. Insolente, grosseiro. Que não tem paciência para esperar o momento certo para fazer as coisas.

- Cheios de orgulho: Aqui ele dá novamente destaque ao orgulho. Pessoas que se acham demais. Que se consideram mais do que todos. É o exato oposto do que Jesus ensinou ao dizer: “o maior entre vós seja como o menor” (Lucas 22:26).

- Amarão mais os prazeres do que a Deus. É aquela pessoa que não perde um jogo de futebol (ou cinema, ou comer pizza, ou passear no shopping, ou tomar banho de piscina) com os(as) amigos(as), mas na ora de ir para a igreja sempre arruma uma desculpa.

- Terão aparência de piedade, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Esses são os piores. Dizem-se fiéis e convertidos. Dizem serem seguidores de Jesus, mas suas ações mostram exatamente o oposto.


"Destes afasta-te."

Eu peço aos meus leitores que se inscrevam no blog, na opção  Participar deste site , para que o avatar de vocês apareça quando vocês fizerem seus comentários. Seria de muita ajuda para o blog.


Comentários

  1. jane ♥18:06

    Lendo o post, acabei identificando os irmãos com cada tipo de poser.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas