O mundo jaz no maligno...

_______________________________________
1 João 5.19
“Sabemos que somos de Deus, e que todo o
mundo está no maligno.
______________________________________



O mundo em que vivemos pode ser definido como um lugar pouco amistoso. Não somente as pessoas estão em dificuldades de relacionamento, mas mesmo a natureza está rispidamente voltada contra nós, com isso muitos se perguntam a razão de tudo isso? Muitos foram aqueles que se lançaram em tentar buscar respostas para saber a causa do mal e diversos debates filosóficos foram travados no intuito de tentar dirimir tais dúvidas.

Basta recorrer as Sagradas Escrituras onde teremos seguramente a resposta para a razão deste mundo mal. Mas resta-nos averiguarmos as palavras do apóstolo João, onde ele nos fornece informações sobre essa maldade. Sem detença precisamos fazer a seguinte pergunta: “Por que o mundo jaz no maligno?”.

Precisaremos recorrer as Escrituras para responder essa indagação, por essa razão, lhe convido a buscarmos essa resposta. Para tanto, estaremos observando a clássica divisão calvinista que aborda o assunto.

O mundo jaz no maligno por que:

I- Ele está afetado pela queda (E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida Gn 3.1-7)

a)   A natureza do primeiro pecado – O primeiro pecado, também chamado de pecado original está repleto de ingredientes que estão em todos os demais pecados; a) rebeldia contra Deus; b) incredulidade; c) orgulho; d) desejo de ser igual da Deus e e) satisfação ímpia depois de cometer o pecado.

b)   A reprodução do mundo do primeiro pecado – A partir de então, o pecado é transmitido, com traços genéticos, morais e em rebelião para todos os descendentes de Adão e Eva, corrompendo todo o gênero humano.

c)    Consequências do pecado – A perca da imagem e semelhança de Deus; perca do conhecimento de Deus; incapaz de produzir virtude espiritual, tornando-se depravado; vergonha e culpa diante das coisas santas; afastamento de Deus; sujeito a morte (“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás Gn 3.19”; Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram Rm 5.12” e Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Rm 6.23”); Afetou a criação com a corrupção.

II- Ele é composto por pessoas pecadoras (Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 Jo 5.19)

a)   A palavra kósmos em nosso contexto – Tem o sentido de “por em ordem”, referindo-se que a criação remete a ordem criada por Deus em todas as coisas. Tudo o que Ele criou estava em ordem.

b)   Não é a natureza – Apesar de vermos o efeito de uma criação que foi afetada no pecado, como dissemos a pouco, aqui não significa a criação e sim um sistema corrupto que envolve o mundo que vive fora da influência de Deus, governado por satanás (Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Jo 14.30). Nesse texto satanás é apresentado como aquele que tem as rédeas de um sistema corrupto que realiza a rebelião contra Deus, perseguindo Seu Cristo e Seu povo.


O governo de satanás sobre o mundo (Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência Ef 2.2) – Ele administra esse sistema utilizando aqueles que têm suas vidas influenciadas e cativas a esse sistema corrupto. Mesmo aqueles que pensam que não lhe servem, são governadas por ele para conduzir aos seus nefastos propósitos.

O lema desse governo e o que acontece com os servos desse sistema (O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Jo.10.10) – “Matar, roubar e destruir”. Esse é o lema desse sistema corrupto. Eles têm esse foco com respeito ao povo escolhido, bem como aos próprios que são instrumentos desse reino. Logo, aqueles que estiverem sob a influência de satanás sentirão os efeitos dessa servidão em si próprios.


Graças ao Senhor que Ele se manifestou “para destruir as obras do diabo” ( 1 Jo 3.8). A queda afetou a humanidade, mas Jesus é Aquele que esmaga a cabeça da serpente (E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gn 3.15). Essa profecia se cumprirá quando o descendente da mulher, esmagar a serpente, satanás, debaixo de Seus pés (E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. Rm 16.20).

Esse dano nefasto, que esse mundo enfermo pelo maligno, convalesce, não durará para sempre. Existem promessas firmes e santas que o Senhor destruirá tal obra. É verdade que muitos estão sendo perdidos e quantos são aqueles que já estão completamente afundados em seus ardis.

Mas a mensagem de Cristo não se refere à sujeição a esse reino, como se Cristo não desejasse nos resgatar. Ele destruirá a serpente debaixo dos Seus pés (E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo
 Ap 12.9-12).

Esse reino nefasto que destrói a tantos, que rivaliza de modo satânico com o Reino de Cristo, demonstrará a sua ruína, tão logo Cristo assim o deseje.

É possível fugir desse império corrompido e corruptor, basta olhar para Aquele que foi pendurado no madeiro. Naquele dia escuro, Cristo desferiu um golpe mortal sobre o diabo, o pecado e o mundo. Todos aqueles que se achegam a Cristo tem suas vidas redimidas por Ele e podem dizer que o maligno não os toca (Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1 Jo 5.18), mas esse benefício é apenas para aqueles que se esconderam em Cristo e para ninguém mais.

Se você não pertence a esses, digo que você ainda corrobora com este mundo, mundo que rivaliza com Cristo e que se lhe opõe. Assim como Cristo destruirá a satanás, destruirá também esse mundo e todos os habitantes que viverem rebeldes ao Seu governo. A única maneira de não estarmos do lado errado é somente estar do lado de Cristo, que todos nós essa noite estejamos desse lado, amém.


      Sandreanny Crystine  

Comentários

  1. Anônimo15:09

    Esta cada vez mais impossível de viver no mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas