A Prática do Amor (Rom. 15:1-21)

Edificar o Próximo

Os fortes devem suportar os fracos. Devem mostrar compaixão, compreensão, paciência e tolerância para com os irmãos que não entendem algumas das liberdades que temos em Cristo.

Quando se trata de edificação, devemos agir para agradar e ajudar o nosso próximo, colocando os interesses dele acima dos nossos.

Jesus deu o perfeito exemplo quando colocou os interesses dos homens pecadores acima de seus próprios.

Depois de citar a profecia de Salmo 69:9 no versículo 3, Paulo acrescenta um comentário sobre o valor do Velho Testamento. As Escrituras servem para nos ensinar e nos dar consolação e esperança.

Embora Paulo tenha mostrado que a Lei do Velho Testamento não salva, e não governa o homem hoje em dia, ele ainda defende a importância do estudo desta parte das Escrituras. Nós não procura-mos um padrão para a igreja no Velho Testamento, mas dele aprendemos muito sobre a importância da fé e obediência do homem, e sobre o caráter de Deus, incluindo a sua fidelidade em cumprir as suas promessas.

O exemplo de Jesus deve ser aplicado na prática em nossas vidas, para que possamos levantar uma voz para o glorificar (compare João 17:20-21).

Receber os Outros

No Espírito de Cristo, quem recebeu pecadores e os fez santos, devemos receber uns aos outros. Jesus veio como “ministro da circuncisão” (dos judeus) para cumprir as promessas feitas aos patriarcas. Mas essas promessas incluíam a salvação dos gentios, também! As citações aqui incluem passagens como Salmo 18:49; 2 Samuel 22:50; Deuteronômio 32:43; Salmo 117:1 e Isaías 11:10.

Paulo acrescenta uma oração pedindo gozo, paz e esperança para os irmãos romanos.

Admoestar com Amor

Paulo expressa sua confiança na capacidade dos irmãos para admoestar uns aos outros, dizendo que eles demonstram:
(a) bondade
 (b) conhecimento para isso.

O conhecimento não é o suficiente para admoestar alguém! Precisamos de conhecimento junto com um espírito de bondade, realmente querendo o melhor para a pessoa corrigida!

Paulo explicou o motivo de falar com ousadia. Ele não queria deixar nada impedir o trabalho de Deus entre os gentios.

Paulo se gloriou em Cristo nas coisas de Deus. Foi Cristo que trabalhou, por intermédio de Paulo, entre os gentios. O Espírito Santo confirmou a sua mensagem pelos milagres que Paulo realizou. Ele levou a palavra a lugares onde o nome de Cristo, anteriormente, foi desconhecido.

Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues

Comentários

  1. Parabéns pelo texto. Acho que essa é uma das práticas mais difíceis nos dias atuais, em que cada um pensa em si, procura a sua felicidade, os seus prazeres, o seu bem estar.

    Deus abençoe.

    A Arte de Louvar
    http://aartedelouvar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte de louvar que bom que gostaste do texto. Amar e perdoar são as duas coisas mais difíceis de fazer, mas, graças a Deus, aprendemos a cada dia. Volte sempre. :)

      Excluir
  2. Amém! Aprendi muito com essa lição. As vezes não consigo amar ao meu próximo.
    Quando rancor e mágoa do passado.
    Peço a Deus para que renove meu coração e me faça amar ao meu irmão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas