O Leão da tribo de Judá

Essa expressão “Leão de Judá” não parece dessa forma na Bíblia. O único lugar que aparece uma expressão parecida, e que com certeza deu base a essa expressão, é em Apocalipse 5.5: “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.”. Assim, a expressão correta que aparece na Bíblia é “Leão da tribo de Judá”.

Para entendermos corretamente devemos primeiro relembrar o que significa Judá. Judá foi um dos 12 filhos de Jacó. Emprestou também o nome para uma das 12 tribos de Israel, que recebeu seu território após os israelitas conquistarem a terra prometida. Judá também, mais tarde, foi o nome dado a um dos dois reinos divididos de Israel (reino do sul), após a morte do rei Salomão.


Assim, o termo Leão de Judá é uma referência ao Messias Jesus Cristo. Mas por que a Jesus Cristo? Porque Jesus é descendente de Judá. Observe a genealogia de Mateus 1.1-17. Lá vemos que José, marido de Maria, é descendente direto de Judá e, portanto, Jesus também. Dessa forma fica claro que a pessoa citada em Apocalipse 5.5, o Leão da tribo de Judá, é Jesus Cristo, a raiz (descendente) de Davi, Aquele que venceu! E também podemos dizer que o significado de “Leão” é bem mais abrangente e também é um símbolo de realeza, de força, de poder e de autoridade. Jesus Cristo tem todas essas características.

Agora que sabemos o significado do termo Judá, vejamos a respeito do Leão. O termo Leão foi emprestado pelo autor de Apocalipse do registro de Gênesis 49.9-10, onde Jacó pronuncia profecias a respeito de seus filhos e a posteridade deles. Sobre Judá, Jacó diz: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.”

Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues

Comentários

  1. Anônimo20:39


    Amém. Sabia que estava há muito tempo atrás de um post assim? Queria saber uma explicação dessa expressão:" leão da tribo de Judá" Conseguir completar meu estudo. Muito agradecido

    ResponderExcluir
  2. Depois que tive um sonho com um Leão no deserto, minha vida restaurou. Não sabia do que se tratava, e hoje sei quem é. Amei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Depois que tive um sonho com um Leão no deserto, minha vida restaurou. Não sabia do que se tratava, e hoje sei quem é. Amei o texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas