O que cristão pode se tatuar? O que a Bíblia diz a respeito de tatuagens?

Antes de tudo, gostaria de comentar um e-mail que recebi:

"Ola , meu nome é  C...  tenho 17 anos e tenho uma duvida com respeito a tatuagens.... O que Deus fala sobre tatuagens? Na bíblia esta escrito que somos templo do Espirito Santo, e que devemos cuidar do nosso corpo..... mas e se for uma tatuagem com o nome de Jesus Cristo? ou uma pomba? pode ser levada como algum tipo de adoração a Deus? Queria muito fazer uma cruz no meu pulso, mais a minha mãe não deixou!! gostaria muito de ouvir sua opinião  :) muito obrigada , Deus te abençoe!"



Resposta: A lei do Velho Testamento ordenou aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28). Portanto, apesar de não estarem os crentes sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15), o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. O Novo Testamento não faz menção sobre os crentes fazerem ou não tatuagem.

Em relação às tatuagens um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). A Bíblia não se coloca condenando tatuagens, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.

Outra questão a considerar é o recato. A Bíblia nos instrui ao recato no vestir (I Timóteo 2:9). Um aspecto do vestir recatadamente é nos certificarmos de que cada parte que precisa ser coberta com roupas está adequadamente vestida. Entretanto, o significado essencial do recato é não chamar atenção para si mesmo. As pessoas que se vestem com recato o fazem de maneira tal que jamais chamam atenção para si mesmas. Tatuagens, com certeza, são chamativas. Neste sentido, as tatuagens não são recatadas.

Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23). 

Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. 

Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens, I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 

Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens.

Obs.: Se você fez uma tatuagem antes de aceitar Jesus como Salvador, não fique receoso. Deus te perdoa, pois você é uma nova criatura, as coisas velhas ficaram no passado.

Espero ter tirado a sua dúvida através desse post. Caso tenh dúvidas ou queria fazer um pedido de post, envie um e-mail para servo.fiel@outlook.com, que eu terei o prazer em responder :)

Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues



Comentários

  1. Muito bonito o post, já senti vontade de fazer uma tatuagem com um simbolo que Deus usou muito pra falar comigo durante um tempo, e eu queria sempre lembrar daquele simbolo, uma forma de ter mais "força", mas ao mesmo tempo não sei se iria fazer bem. Depende do que o coração da pessoa realmente quer, se fazer uma tatuagem porque quer fazer, quer mostrar aos outros ou se é pra Deus mesmo. c:
    Deus te abençoe! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudastes teu pensamento. Espero que esse post tenha te ajudado. O caso não você ter feito uma tatuagem antes da conversão, mas, sim querer fazer depois de conhecer a verdade. Acho que, mesmo querendo fazer um símbolo que der "forças", não passará de ilusão do inimigo. Não devemos marcar o nosso corpo, templo de Deus, afinal, não somos gado. Somos ovelhas. "Que tudo que faças, que seja para a glória de Deus", nesse caso, não O glorifica, pois corrompe o corpo.
      Paz.

      Excluir
  2. Assunto que gera várias opiniões. Gosto sempre de ler sobre isso para instruir o pessoal.
    Obrigada por mais uma visão!

    Deus abençoe.

    A Arte de Louvar
    www.aartedelouvar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido e lisonjeado que tenha lido o artigo e gostado. E fico ainda mais lisonjeado, porque você busca a verdade para instruir outras pessoas. Continue assim.

      Paz

      Excluir
  3. Rapaz meu primo tem um dragão GIGANTE nas costas. Eu até chamava ele de Shiryu ( aquele cara que tem um cabelão, dos Cavaleiros do Zodíaco) Isso foi antes dele ser evangélico, depois ele viu na Bíblia que o dragão é a imagem do capeta, ele ficou com medo e quer tirar a tatuagem da pele. Ele tá arrependido demais. Agora, ele morre de vergonha e só usa camisa Pool para esconder a tatuagem. Daqui a cinco meses, ele vai fazer uma remoção a laser. Deve doer né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk eita, Shiryu o do golpe "Cólera do Dragão. Boa sorte para ele viu, acho que
      deve doer né? Dói para colocar e dói para sair. Putz

      Excluir
  4. A Bíblia diz em Tessalonicenses Cp.5,23 Que o mesmo Deus de Paz vos santifique em tudo e todo o vosso espirito e alma e CORPO sejam plenamente conservados irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (portanto seu corpo é santo por Deus e morada do Espirito Santo e não pode ter marca alguma em seu corpo nem andar (lascivamente GL 5;19)

    ResponderExcluir
  5. A Bíblia diz em Tessalonicenses Cp.5,23 Que o mesmo Deus de Paz vos santifique em tudo e todo o vosso espirito e alma e CORPO sejam plenamente conservados irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (portanto seu corpo é santo por Deus e morada do Espirito Santo e não pode ter marca alguma em seu corpo nem andar (lascivamente GL 5;19)

    ResponderExcluir
  6. ola eu tenho uma tatuagem, sou batizada
    sirvo a Deus com muito orgulho mas vira e meche essa questão ronda na minha família . será que por esta tatuagem eu não entrarei no reino de Deus ,eu me arrependo muito de ter feito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas