Sobre as árvores na Bíblia



Quando todas as árvores do meu vizinho, a “floresta ao lado”, foram cortadas há cerca de 20 anos, algo mudou dentro de mim: sem aviso ou intenção, fiquei um tanto obcecado por árvores. Li o livro de não-ficção Trees of the Northern United States and Canada como se fosse um romance. Eu tinha que identificar todas as árvores pelas quais passava e comecei a planejar as férias em família em torno das árvores que queria ver (floresta de ciprestes carecas no sul de Illinois, alguém?).

Novas pesquisas científicas sobre árvores me fascinaram. As árvores da floresta, aprendi, se comunicam por meio de uma incrível rede de conexões de fungos e raízes. Dendrômetros de precisão medem a expansão e contração dos troncos em frações de milímetro para mostrar como as árvores respondem ao seu ambiente. Existe até ciência para respaldar o que sabemos apenas pela experiência: há um efeito calmante em caminhar na floresta.

Como professor de Bíblia, fui atraído pelo destaque que as árvores têm na Palavra de Deus. Quando li a Bíblia, cada referência de árvore saltou para mim. O significado espiritual das árvores está profundamente enraizado nas Escrituras.

O Plano de Deus e as Árvores

As árvores fornecem uma estrutura para a história bíblica. Reconhecidamente, não é a única maneira de entender a Bíblia; no entanto, as árvores estão presentes em todos os estágios importantes. Na criação, os humanos foram abençoados para viver no Jardim do Éden. Um aspecto central desse paraíso eram as árvores descritas como “agradáveis ​​à vista e boas para alimento” (Gn 2:9). Acredite ou não, nada mais é descrito como “agradável aos olhos” no relato da criação! O que ficava no centro do jardim? Árvores - a árvore da vida com seu fruto vivificante e a árvore do conhecimento do bem e do mal, da qual os humanos não deveriam comer.

Lemos em Gênesis 3 que Adão e Eva pecaram ao comer desta segunda árvore. Eles trouxeram o pecado para a humanidade e para o resto da criação. Eles foram banidos do jardim e, significativamente, da árvore da vida. A história de salvação que se segue é trazer a humanidade de volta à árvore da vida: um cenário de perfeita harmonia com Deus e uns com os outros em uma criação restaurada. Jesus paga o preço pelo nosso pecado em uma árvore, outra palavra para a cruz. Esta árvore morta se torna um símbolo de salvação, apontando para a florescente árvore da vida nos novos céus e nova terra em Apocalipse 22.

Árvores na Bíblia

Dentro desta grande história de redenção, as árvores figuram com destaque de muitas outras maneiras. Os benefícios das árvores são numerosos e variados. Como as árvores são essenciais para a vida humana e para o florescimento, as metáforas das árvores aparecem com frequência na mensagem bíblica. Entre a árvore da vida em Gênesis e em Apocalipse, como devemos viver? Como uma árvore!

O Salmo 1:2-3 nos diz que extrair nutrição da Palavra de Deus torna a pessoa como uma árvore forte. O caminho para o sucesso da perspectiva de Deus é melhor compreendido por deleitar-se na lei do Senhor e observar uma árvore próspera. Em Provérbios 3:18, a sabedoria é a árvore da vida que levará à bênção. Os justos são comparados a palmeiras e cedros do Líbano no Salmo 92:12. A palmeira refere-se à tamareira, uma árvore do deserto, enquanto os cedros do Líbano eram as árvores mais altas e maciças da região, localizadas nas montanhas ao norte de Israel. Apesar de suas diferenças, ambas as árvores eram pitorescas, fortes e de vida longa - uma metáfora adequada para uma vida piedosa.

Quando se trata do Novo Testamento, há mais árvores do que Zaqueu, o cobrador de impostos e escalador de árvores (que subiu em uma árvore relacionada à família das figueiras, não a um sicômoro). Jesus usou o grão de mostarda e a árvore para falar do crescimento de seu reino (Mateus 13), e Jesus usou uma figueira para descrever sua segunda vinda (Marcos 13). Em Romanos 11, o apóstolo Paulo usa uma oliveira para explicar a salvação e o povo de Deus. Tanto judeus quanto gentios, pessoas separadas por milênios, se reúnem agora como um em Cristo. A capacidade de enxertar ramos em oliveiras ilustra como dois grupos diversos se unem.

Quando você fica maravilhado com a beleza da floresta ou com a forma e a estatura de uma árvore majestosa, o que você deve fazer? Adoração. As árvores levantam seus galhos em louvor ao seu criador e, ao fazê-lo, nos apontam para Deus. O Salmo 96:12 afirma: “Que todas as árvores da floresta cantem de alegria”. Isaías 55:12 concorda: “Todas as árvores do campo baterão palmas.” E falando do profeta Isaías...

O Homem da Árvore Bíblica

Qual autor bíblico menciona as árvores com mais frequência e parece ter o conhecimento mais arbóreo? O profeta Isaías. Qual versículo da Bíblia lista o maior número de espécies de árvores e quantas? Isaías 41:19: “Colocarei no deserto o cedro e a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei zimbros no deserto, o abeto e o cipreste juntos”. Assim como Deus fornecerá árvores que sinalizam fontes de água e fornecem sombra no deserto, Deus abençoará abundantemente o povo de Deus.

Isaías profetizou o Messias usando uma árvore: “Um rebento brotará do tronco de Jessé” (Isaías 11:1). O toco representa o julgamento de Deus por causa do pecado. Uma árvore frutífera foi cortada e parece morta. Mas a árvore, provavelmente uma oliveira, está muito viva no subsolo. Há esperança! Do toco sai um broto que se torna uma nova árvore. Apesar da presente destruição e desespero, Deus é fiel e está trabalhando. Jesus virá para trazer esperança ao mundo. Além disso, a chegada do Messias é descrita com uma árvore: “Ele cresceu diante dele como um rebento” (Isaías 53:2). E quando Jesus vier, como será o seu povo? “Carvalhos de justiça” (Isaías 61:3). Para as pessoas ao redor do mundo, os carvalhos são uma árvore de força, vida longa e inúmeros benefícios.

Árvores e você

Eu me pego conversando sobre árvores com as pessoas. Um homem idoso da igreja me contou como, após a perda de sua esposa, ele se sentava entre as árvores à beira de um lago em uma reserva florestal. Ele oraria e processaria a perda. Enquanto ele permanecia sob as árvores, a paz de Deus banhava seu coração ferido.

Reserve um tempo para observar as árvores enquanto lê a Palavra de Deus e enquanto explora o mundo de Deus. Há algo especial sobre eles. As árvores enquadram o plano redentor de Deus. Como eles moldam sua vida? Gosto de me referir à floresta como a catedral da criação de Deus. Portanto, quando precisar orar, quando os pensamentos estiverem dominados pela mágoa e pela ansiedade, saia para caminhar. Passeie entre as silenciosas sentinelas que declaram a fidelidade de Deus, as altas árvores que apontam para os céus em adoração.

Ao plantar árvores, considere seus benefícios e conte as bênçãos de Deus. Ao testemunhar o crescimento das árvores, ano após ano, à medida que uma nova vida surge a cada primavera, considere a esperança que temos em Jesus Cristo. Essa esperança nos dá paz no presente e grande expectativa para o futuro, enquanto aguardamos a eterna árvore da vida.



Sobre o autor: Mac Wiener é um professor de Bíblia do ensino fundamental e médio na Timothy Christian Schools em Elmhurst, Illinois. Ele mapeou digitalmente todas as árvores no campus de Timothy e recebeu o credenciamento nacional do arboreto para a escola. Mac frequenta a Lombard Christian Reformed Church.


Retirado do site: thebanner.org
Traduzido por: Miss Medeiros

Comentários

  1. Indo ler hehe espero que seja tão bom quanto o trailer!

    ResponderExcluir
  2. Mas... O quê??? I don't believe in my eyes!!! Que trailer magnifico foi esse?? E essa música de fundo então... Maravilhosa! Vou ler com toda certeza!!

    ResponderExcluir
  3. GarotoMaroto22:08

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Já tive a oportunidade de ler! Super recomendo. Minha amiga é uma artista!

    ResponderExcluir
  5. Caraca!!! Só de ver o trailer já me empolguei!
    Pensei que vcs tinham sumido do blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do trailer. Vcs tão fazendo livro agora??

    ResponderExcluir
  7. Faz séculos que eu não comento aqui! Que livro é esse mermão??? Tá loko! Olha só esse trailer!!!
    Maldito suor masculino descendo dos meus olhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não visito esse blog que já estou até desinformada.
    Adorei o trailer. Simples, preciso e enigmático. Ansiosa para ler com toda certeza!!!

    ResponderExcluir
  9. @p4ul022:29

    Não sei porque tenho a impressão de conhecer essa música......

    ResponderExcluir
  10. Ficou bom. Irmão Thomas, desculpa se eu não estou postando como devia...
    Aconteceram umas coisas ruins na minha vida e eu parei um tempo para refletir.
    Acho que no próximo mês eu posto normalmente =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas