Os muitos nomes de Deus

 


EL, ELOAH [el, el- oh -ah]: Deus “poderoso, forte, proeminente” ( Neemias 9:17 ; Salmo 139:19 ) – etimologicamente, El parece significar “poder” e “poder” ( Gênesis 31: 29 ). El está associado a outras qualidades, como integridade ( Números 23:19 ), zelo ( Dt 5:9 ) e compaixão ( Neemias 9:31 ), mas a ideia raiz de “poder” permanece.

ELOHIM [el-oh- heem ]: Deus “Criador, Poderoso e Forte” ( Gênesis 17:7 ; Jeremias 31:33 ) – a forma plural de Eloah, que acomoda a doutrina da Trindade. Desde a primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala o mundo à existência ( Gênesis 1:1 ).

EL SHADDAI [el-shahdahy ]: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” ( Gênesis 49:24 ; Salmo 132:2 , 5 ) – fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI [ ˌædɒˈnaɪ ; ah-daw- nahy ]: “Senhor” ( Gênesis 15:2 ; Juízes 6:15) – usado no lugar de YHWH, que os judeus pensavam ser sagrado demais para ser proferido por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais usado no trato de Deus com Seu povo, enquanto Adonai é mais usado quando Ele trata com os gentios.

YHWH / YAHWEH / JEHOVAH [ yah -way / ji- hoh -veh]: “SENHOR” ( Deuteronômio 6:4 ; Daniel 9:14 ) – estritamente falando, o único nome próprio para Deus. Traduzido em Inglês Bíblias “SENHOR” (todas as maiúsculas) para distingui-lo de Adonai , “Senhor”. A revelação do nome é dada a Moisés “Eu sou quem sou” ( Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto daqueles que o invocam para libertação ( Salmo 107:13 ), perdão ( Salmo 25:11 ) e orientação ( Salmo 31:3 ).

YAHWEH-JIREH [ yah -way - ji -reh]: "O Senhor proverá" ( Gênesis 22:14 ) – o nome lembrado por Abraão quando Deus providenciou o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

YAHWEH-RAPHA [yah -way- raw- faw]: "O Senhor que cura" (Êxodo 15:26) – “Eu sou Jeová que te cura” tanto no corpo como na alma. No corpo, preservando e curando as doenças, e na alma, perdoando as iniquidades.

YAHWEH-NISSI [yah -way- nee- see]: "O Senhor Nossa Bandeira" (Êxodo 17:15), onde a bandeira é entendida como um lugar de reunião. Este nome comemora a vitória no deserto sobre os amalequitas em Êxodo 17 .

YAHWEH-M'KADDESH [yah -way-meh- kad -esh]: "O Senhor que santifica, santifica" (Levítico 20:8 ; Ezequiel 37:28 ) - Deus deixa claro que somente Ele, não a lei, pode purificar Seu povo e torná-los santos.

YAHWEH-SHALOM [ yah -way-shah-lohm]: "O Senhor, nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu depois que o Anjo do Senhor lhe garantiu que ele não morreria como ele pensou que faria depois de vê-lo.

YAHWEH-ELOHIM [yah -way-el-oh- him]: "SENHOR Deus" (Gênesis 2:4 ; Salmo 59:5) - uma combinação do nome único de Deus YHWH e o genérico "Senhor", significando que Ele é o Lorde dos lordes.

YAHWEH-TSIDKENU [yah -way-tzid- kay -noo]: "O Senhor Justiça Nossa" (Jeremias 33:16) – Assim como YHWH-M'Kaddesh, é somente Deus que fornece justiça (da palavra hebraica tsidkenu) ao homem, em última análise, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, que se tornou pecado por nós “para que nos tornássemos a Justiça de Deus nele” (2 Coríntios 5:21).

YAHWEH-ROHI [yah -way-roh- hee ]: "O Senhor É o Meu Pastor" (Salmo 23:1) - Depois que Davi ponderou sobre seu relacionamento como pastor com suas ovelhas, ele percebeu que era exatamente o relacionamento que Deus tinha com ele, e assim ele declara: “Yahweh-Rohi é meu pastor. nada me faltará” (Sl 23:1).

YAHWEH-SHAMMAH [yah -way-sham- mahw ]: "O Senhor está lá" (Ezequiel 48:35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao Templo lá, indicando que a glória do Senhor uma vez que partiu (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).

YAHWEH-SABAOTH [ yah -way-sah-bah- ohth ]: "O Senhor dos Exércitos" ( Isaías 1:24 ; Salmo 46:7 ) - Hostes significa "hordas", tanto de anjos como de homens. Ele é o Senhor dos o exército do céu e dos habitantes da terra, de judeus e gentios, de ricos e pobres, senhores e escravos. O nome é expressivo da majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que Ele determina fazer.

EL ELYON [el-el- yohn ]: “Altíssimo” ( Deuteronômio 26:19 ) – derivado da raiz hebraica para “subir” ou “subir”, então a implicação é do que é o mais alto. El Elyon denota exaltação e fala do direito absoluto ao senhorio.

EL ROI [el-rohee ]: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ser expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus em uma teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou que Ele é um Deus que vive e vê tudo.

EL-OLAM [el-oh- lahm ]: “Deus eterno” (Salmo 90:1-3) – a natureza de Deus não tem começo nem fim, livre de todas as restrições de tempo, e Ele contém dentro de Si a própria causa do próprio tempo . “De eternidade a eternidade, Tu és Deus.”

EL-GIBHOR [el-ghee- bohr ]: “Deus Forte” (Isaías 9:6) – o nome que descreve o Messias, Cristo Jesus, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro poderoso e poderoso, o Messias, o Deus Poderoso, realizará a destruição dos inimigos de Deus e governará com vara de ferro (Apocalipse 19:15).


Comentários

  1. Um post muito edificante

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores postagens do blog

    ResponderExcluir
  3. 𝓐𝓶𝓮𝓲! 𝓒𝓸𝓶𝓹𝓪𝓻𝓽𝓲𝓵𝓱𝓪𝓷𝓭𝓸! ❤

    ResponderExcluir
  4. pretendem escrever sobre as melhores músicas gospel ? 🥺🙇‍♀️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas