Por que Jesus disse: "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?"


"Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste? Por que estás tão longe de me salvar, das palavras do meu gemido? Ó meu Deus, eu clamo de dia, mas você não responde, e de noite, mas eu não encontras descanso, mas tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel; em ti confiaram os nossos pais; confiaram, e tu os livraste; a ti clamaram e foram salvos; em ti confiaram e não foram envergonhados. Eu sou um verme e não um homem, desprezado pelos homens e desprezado pelo povo. Todos os que me vêem zombam de mim; fazem bocas contra mim, meneiam a cabeça; "Ele confia no Senhor; que ele o livre; deixe-o salvá-lo, pois ele se deleita nele!" ~ Salmo 22: 1-8

🌸

"E cerca da hora nona, Jesus clamou em alta voz, dizendo: "Eli, Eli, lema sabachthani?" isto é: " Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste? "E alguns dos presentes, ouvindo isso, disseram: "Este homem está chamando Elias." E um deles imediatamente correu e pegou uma esponja, encheu-a com vinho azedo, colocou-a em uma cana e deu a ele para Mas os outros disseram: "Esperem, vamos ver se Elias virá salvá-lo." E Jesus clamou novamente em alta voz e entregou o seu espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. E a terra tremeu, e as rochas se partiram." ~ Mateus 27:46-51

🌸

"E chegando a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E à hora nona Jesus clamou em alta voz: "Eloi, Eloi, lema sabachthani?" que significa: " Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou? "E alguns dos presentes, ouvindo isso, disseram: "Eis que ele está chamando Elias." E alguém correu e encheu uma esponja com vinho azedo, colocou-a em uma cana e deu-lhe a beber, dizendo: "Espere, vamos veja se Elias virá para derrubá-lo." E Jesus deu um grande clamor e deu seu último suspiro." ~ Marcos 15:33-37

🌸

Por que Jesus se sentiu abandonado na cruz ?

Em primeiro lugar, esse é o primeiro versículo do Salmo 22 . E eu creio que quando Jesus disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Essa não foi apenas a oração de seu coração, mas depois disso, quando ele afundou, estou convencido de que ele orou por meio daquele Salmo. Agora, até certo ponto, isso é especulação. Sabemos que ele orou o primeiro versículo, mas esse versículo, esse capítulo é o capítulo da Bíblia profetizando o próprio evento que ele estava vivenciando no momento.

Além disso, sabemos que a razão pela qual todos os sete ditos na cruz são muito breves é porque ele foi espancado quase até a morte, ele estava muito desidratado, ele estava com uma dor agonizante. Todo o peso de seu corpo estava pendurado nas duas pontas em seu pulso e uma em seus pés. Então, para obter fôlego suficiente em seu diafragma para proferir algo, ele teve que empurrar para cima aquela ponta em seus pés e, claro, isso foi excruciante. Então ele teve fôlego suficiente para algo muito breve. Ele está com uma dor terrível. É claro que ele está morrendo. É por isso que acredito que foi muito breve e ele não disse mais do que isso.

Mas é interessante que essa seja a mais longa das sete palavras da cruz, e acredito que seja assim porque ele estava citando o primeiro versículo e nos deixando saber que era o que estava em sua mente. Então eu creio que ele estava orando aquele Salmo.

Mas eu acredito que no tempo em que em sua humanidade ele se sentiu abandonado pelo Pai, quando ele olhou ao redor e nós temos esse desfile de pessoas que estavam zombando dele, o sumo sacerdote e os príncipes. Existem três grupos diferentes de líderes que vêm e zombam dele. É interessante que existam declarações com várias frases que eles dizem, e elas são profetizadas literalmente no Salmo 22.

Então esses grupos estão zombando dele, os ladrões de ambos os lados, embora um deles seja convertido logo depois. Em um ponto, diz em um dos evangelhos, diz que os ladrões também, então é plural, estavam dizendo algumas das mesmas coisas zombeteiras que o grupo aos seus pés estava zombando.

Então todas essas pessoas estavam zombando. Os discípulos não estavam lá. Então eu acho que foi um grito que estava dizendo, eu sei porque meus apóstolos, meus discípulos, com medo me abandonaram. E as escrituras dizem que você ferir o pastor, as ovelhas serão separadas.

Eu entendo por que esses ladrões zombam de mim. Eu entendo porque as multidões que disseram Hosana cinco dias atrás, eles não entendem. Eu entendo por que eles me abandonariam. Eu entendo por que esses líderes judeus me abandonaram. Mas meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?

Foi isso que partiu seu coração. Ele entendeu por que todos esses outros, por várias razões, o abandonariam. Mas foi isso que partiu seu coração, porque ele nunca conheceu um momento de qualquer tipo de separação em seu relacionamento com o Pai. Então eu acho que este foi o grande ponto baixo, se você preferir, em sua experiência na cruz.

Mas enquanto ele ora através disso, você chega ao versículo 3 no Salmo 22 , ele diz: “Contudo, tu és Santo”. Então, embora ele estivesse sendo abandonado pelo pai, ele sabia por quê. É porque Deus é Santo. Eu me tornei pecado, e é por isso que ele deu aquele grito. Deus o estava abandonando, o Jesus perfeito, Santo e sem pecado. Uma vez que meu pecado foi colocado em Jesus, ele foi abandonado pelo pai. Então Jesus foi abandonado para que pessoas como nós não tivessem que ser abandonadas. Poderíamos ser recebidos se chegássemos ao Pai por meio de Jesus.

Por que Jesus disse: "Meu Deus, Meu Deus, Por Que Me Abandonastes?"

 Jesus naquele momento eu creio que estava levando os pecados do mundo. Ele estava morrendo como um substituto para os outros. A ele foi imputada a culpa de nossos pecados, e ele estava sofrendo o castigo por esses pecados em nosso favor. De alguma forma misteriosa que nunca podemos compreender completamente, durante aquelas horas terríveis na cruz o Pai estava derramando toda a sua ira contra o pecado, e o destinatário dessa ira era o próprio filho de Deus.

Deus estava punindo Jesus como se ele tivesse cometido pessoalmente todos os atos perversos cometidos por cada pecador perverso. E ao fazer isso, ele poderia perdoar e tratar aqueles redimidos como se tivessem vivido a vida perfeita de justiça de Cristo. Isso é o que chamamos de justificação . Não é meramente a remoção do pecado. É a imputação da justiça de Cristo em nossa conta bancária espiritual. Foi o que aconteceu quando Jesus foi pendurado na cruz.

E as escrituras ensinam claramente que houve um momento em que o pecado do mundo foi colocado sobre o filho. 2 Coríntios 5:21 diz: "Deus fez Cristo que nunca pecou para ser a oferta pelos nossos pecados." Pedro escreveu: "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro".

Mas ouça, o que Jesus diz? "Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?" Ah, pensamos, uma crise de fé. Não, uma declaração de fato. Bem, o que você está dizendo, que Deus o abandonou? Em certo sentido, sim. Jesus foi abandonado, então eu não tenho que ser. Jesus entrou na escuridão para que eu pudesse andar na luz. Jesus foi abandonado para que eu pudesse ser perdoado.

Agora, quando dizemos que Jesus foi abandonado, eis o que estamos dizendo. Como o pecado do mundo foi colocado em Cristo, o Pai, que é santo e não pode olhar para o pecado, se afastou ao se tornar o recipiente da ira de Deus. Mas porque isso aconteceu, ninguém jamais terá que pensar que será abandonado por Deus a partir deste momento que o chama. Jesus estava simplesmente declarando o que estava acontecendo naquele momento. Mas eu quero que você perceba que isso não foi uma crise de fé por parte de nosso Senhor, ele estava clamando ao pai, cumprindo também as escrituras do Salmo 22 : "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" Observe que é meu Deus.

O que vai acontecer quando a crise atingir sua vida? E vai. O que vai acontecer se a tragédia chegar à sua casa? E pode. Você vai clamar a Deus? Ou você vai ignorar Deus? Já foi dito: "O personagem não é feito em crise, é revelado". Mostra o que você realmente é. E algumas pessoas dizem: "Estou bravo com Deus. Não estou falando com Deus. Eu nunca mais quero me comunicar com Deus". Ou você pode clamar a Deus e pode até dizer: "Senhor, eu não entendo isso. Eu não entendo isso. Eu nem gosto disso, mas estou olhando para você, meu Deus, meu Deus." Veja, a ênfase não está no abandonado, está no meu Deus. E ele chamou seu pai enquanto ele carregava o pecado do mundo.


Fonte: www.christianity.com


Comentários

Postagens mais visitadas