Deus do Universo

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Hebreus 11.3

Provar a existência de Deus é desnecessário para quem já conhece ao Senhor (Romanos 1.20). Sabemos que Deus é muito maior que a própria existência de todas as coisas. O universo não é fruto do nada, porque o nada não pode gerar nada. Somente uma força maior que o universo seria capaz de criar tudo. O caos seria incapaz de gerar a organização do universo que age de forma sincronizada.
A ciência diz que o universo é formado de três elementos básicos: a matéria, o espaço e o tempo[1]. Isso resume o universo: a matéria física está em todo lugar e se expande pelo espaço através dos tempos. Com base nestes três princípios, podemos provar que Deus é maior que tudo isso e principalmente que não faz parte de nenhuma destas características, por ser maior que todas elas.
Como provar a existência de Deus?
Vamos descrever sobro o Deus Criador baseado nos três elementos do universo:

1- MATÉRIA: João 4.24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
O primeiro elemento do universo é a Matéria. Contudo, Deus não é material. Através da sua Palavra e “por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4.11). A essência de Deus é espiritual e não material. Jesus deu prova de que Deus é maior que a matéria quando fez vinho através da água (João 2.1-8), mostrando que é capaz de transformar as coisas físicas que Ele mesmo criou (Isaías 45.9).
Além disso, Deus tem o poder de criar e destruir, porque “os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (II Pedro 3.10 e 12). Deus conhece cada molécula do universo e até mesmo “conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (Salmos 147.4). Somente um SER maior que a matéria poderia criar todas as coisas com tanta perfeição.
O Criador é maior que a Matéria física!
                           
2- ESPAÇO: Jeremias 23.24 “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o SENHOR”.
O segundo elemento do universo é o Espaço. Mas Deus é Onipresente. Está em todo lugar ao mesmo tempo. Não está preso a lugar ou espaço (Salmos 139.7-13). Por sua grandeza, a presença de Deus é maior que o próprio universo (II Crônicas 2.6 e 6.18). Nenhum lugar no mundo é capaz de conter a imensidão da glória de Deus (Isaías 66.1). Ninguém é maior que Deus, que por ser tão grande também pode ver todas as coisas “e não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4.13). A única coisa que se compara com o tamanho de Deus é o seu próprio amor para conosco (Salmos 103.11,12).
Antes mesmo dos cientistas provarem que a terra é redonda, a Palavra de Deus já declarava que Deus “está assentado sobre a redondeza da terra” (Isaías 40.22). Para criar algo é preciso ser maior que o que é feito, por isso sabemos que Deus é o Criador que “na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos” (Isaías 40.12). Quanto mais conhecemos a natureza, mais descobrimos a perfeição Divina e o seu infinito poder Criador.
O Criador é maior que o Espaço!

3- TEMPO: I Timóteo 1.17 “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”.
O terceiro elemento do universo é o Tempo. Mas Deus não está limitado pelo tempo porque é atemporal (Jeremias 10.10). O Eterno não tem princípio nem fim porque é infinito (Hebreus 7.3). Jesus é o “pai da eternidade” (Isaías 9.6). A única coisa que tem tanta durabilidade quanto Deus é a Sua Palavra que dura para sempre porque “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mateus 24.35). Deus sempre existiu como o “o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver” (I Timóteo 6.16). Somente Alguém que preexiste antes de tudo poderia dar início a todas as coisas (Isaías 43.13). Deus fez o tempo ara os homens e a eternidade para si mesmo (Eclesiastes 3.1, 11 e 14).
O tempo pertence a Deus e as próprias leis da natureza foram criadas por Ele, pois “fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso” (Salmos 104.19). Deus é o único capaz de saber o amanhã porque é o dono do futuro (Isaías 44.7,8). Parou o sol e a lua para dar tempo aos seus servos numa batalha (Josué 10.13). Voltou o sol dez graus para dar sinal ao rei Ezequias (II Reis 20.9-11). Somente por um pouco Jesus se sujeitou ao tempo humano para ressuscitar sendo digno mais uma vez da eternidade (Apocalipse 1.18) que conquistou para todos aqueles que creem.
O Criador é maior que o Tempo!
Deus é o Criador de tudo!

 Salmos 19.1 “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.
Deus é maior que o universo. É o Deus criador de tudo. Tanto a matéria, como o espaço e o tempo, dependem de Deus. Deus não é parte do Universo, porque Ele é muito superior a todas as coisas, “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis” 

(Colossenses 1.16). A ordem do universo mostra a glória de Deus (Salmos 19.1).
Tudo o que vemos revela a grandeza Deus “porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1.20). Os mistérios de Deus são tão profundos que a ciência não consegue alcançar (Efésios 3.9).
O tempo, o espaço e a matéria dependem do Deus Criador!

Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues


Comentários

  1. Anônimo18:52

    (h) (h) (h) (h) (h) (h) (h) (h) (h) (h) (h)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:53

    Deus estar acima de todas as coisas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas