A vaidade e a moral do cristão

''Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.Gn 35:2-4''

 A vaidade atrapalha e afasta o homem de Deus. Normalmente ela surge em pequenos sinais, mas logo se torna poderosa. Através dela, o homem adora coisas fúteis, inverte valores, passa a amar coisas terrenas e a si mesmo mais que a Deus. O objetivo da vaidade é fazer com que a pessoa se sinta bem, bonita, interessante, atraente e importante aos seus próprios olhos e aos olhos humanos em geral. Assim, passa a investir numa conduta ditada pelos ímpios, ferindo a vontade de Deus: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (I Jo 2:15).

Este é um tema essencial para o conhecimento do cristão que deseja a salvação. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade… (Sl 24:3-4).



O povo de Deus não deve seguir costumes e culturas das nações, nem se associar com os filhos dos estranhos, mas se manter em obediência e a postura de servos de Deus, pelo contrário sofrerá o desprezo e passará a ser oprimido. Deus irá julgar os anciãos (pastores) do seu povo que consomem a vinha (igreja) e que tiram o direito do pobre, quando somente os que têm ouro e prata são vistos nas igrejas. Os mandamentos de Deus foram esquecidos e a doutrina dos apóstolos foi destruída nas igrejas, e assim entraram no inevitável declínio espiritual, um caminho quase sem volta.



Deus diz que as mulheres se exaltam, andam de pescoço erguido, e tem olhares imprudentes, ou seja, querem ser superiores, independentes; não tem pudor, andam como que vão dançando (requebrando). Então o Senhor fará tinhosa a cabeça dessas mulheres, ou seja, nojenta e repugnante. Deus descobrirá a sua nudez e tirará toda a sua vaidade, sua beleza; o cheiro se transformará em fedor. Algumas mulheres da igreja em meio ao declínio espiritual e moral são conhecidas pelo apego a jóias, modas e beleza externa em geral; são mulheres que não primam pela santidade e pelo amor a Deus. Deus viu que as mulheres se preocupavam em ser belas para despertar a sensualidade; isto também é notório em os nossos dias.

Paulo não fez rodeios nas recomendações a Timóteo: que as mulheres se ataviassem, ou seja, se vestissem em traje honesto, com pudor (que não venha a ferir a decência), modéstia e vergonha, mas como convém às mulheres que fazem confissão de servir a Deus. É como disse o anjo a João, que bem aventurado é aquele que, alem de vigiar, guardar as vestes para não andar nu e que ninguém veja a sua vergonha.

O Senhor Jesus viu o anjo da igreja (pastor) de Tiatira tolerando mulheres com o mesmo costume de Jezabel, mulher que se apresentava como profetiza, a qual ficou sabendo que Jeú viria a Jizreel, então ela se maquiou em volta dos olhos (sombra) e enfeitou a cabeça, e olhou para Jeú pela janela. Como castigo foi jogada de cima do prédio, seu sangue salpicou as paredes e os cães comeram sua carne (Rs 9: 35-36).



Aparecem duas irmãs; ambas se entregaram à prostituição. A mais velha era a Oolá, e sua irmã, Oolibá. Para serem bem vistas pelos homens, se levaram a colorir seus olhos e se enfeitaram. O mesmo fez Jezabel para receber Jeu. Oolá representava Samaria e a Oolibá representava Jerusalém, quando pecaram e se prostituíram com outros reis. Assim a igreja de hoje, quando as irmãs se pintam e se enfeitam, querem ser vistas por outro rei, e assim se prostitui com ele, adulterando os mandamentos do Rei Eterno. Assim como Jezabel recebeu o seu castigo, também será castigada toda a igreja que seguir seu exemplo (Is 3:25), e os homens que permitem que suas mulheres sigam Oolá e Oolibá, porque elas também serão julgadas e castigada rigorosamente (Ez 23:45,48).



Esses cânticos revelavam o amor de Cristo pela igreja. Quando em Ct 4:12 diz: irmã minha, porque a igreja também é filha de Deus; esposa minha, porque é esposa do Cordeiro; jardim fechado, porque a igreja deve ser fechada para o mundo, e o diabo não pode entrar nela; é considerada um manancial fechado para a concupiscência.

Os cabelos dessa noiva era como a púrpura, que era um tecido vermelho usado pelos antigos. Observe que em Ct 4:1, Salomão considerou os cabelos de sua noiva como um rebanho de cabras que pastavam no monte de Gilearde. Pense e imagine um rebanho de cabras pastando no monte… Assim são os cabelos da cabeça das filhas de Deus. Por esta razão Paulo diz que os cabelos da mulher serva de Deus devem ser compridos. Se alguém quiser ser contencioso, ou seja, quer contestar ou duvidar, disse Paulo, nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus.

Sobre as vestimentas, os vaidosos apresentam desculpas e cada vez andam mais nus, defendem a calça para o uso feminino mais que a Palavra de Deus; estão mergulhando no uso de joias e roupas sensuais. Mas, Deus diz: não haverá traje de homem na mulher, e não vestir o homem veste de mulher, porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus. Em Salmo 119:96 diz: Em toda a perfeição vi limites, mas o teu mandamento é amplíssimo. Lendo 1Pe 3:1-5 encontramos, entre outras recomendações, que os enfeites das mulheres não fossem na compostura das vestes. Uma mulher vestida com decência não apresenta sua sensualidade, como com roupas apertadas, principalmente com tecido de malha ou cotton, com roupas transparentes e curtas. Na verdade, a bíblia abomina esta prática e por isso, pessoas assim não tem parte no Reino de Deus.


Jacó pediu para sua família e todo seu povo se livrarem dos ídolos, se purificarem e mudarem a forma de se vestirem. Pediu também para tirarem as arrecadas das orelhas, quando Deus pediu para Jacó lhe fazer um altar, viu este zelo no patriarca, e que ele teria coragem de falar ao povo. Assim o povo poderia adorar a Deus no altar que Jacó iria levantar a Ele. O sábio Salomão diz: Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. (Pv 30:31). As pessoas que vivem enganadas assim não tem lugar no altar do Senhor.

Irmãos, Deus sempre revelou o Seu desejo em relação ao Seu povo. Sereis para mim santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos para serdes meus… (Lv 20:26). Por isso, vale a pena sermos diferentes dos ímpios. Lembre-se das palavras de Cristo: Eles não são do mundo, como também eu não sou (Jo 17:16). De novo: …dele (do mundo) vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia (Jo 15:19). Aos que desejam se aparentar com o mundo, o apóstolo Tiago alerta:  Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4).

 Onde quer que haja uma verdadeira conversão, haverá sempre uma consciência para separação de tudo o que é mundano e sensual, como orienta a Palavra: Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts 5:21-22).


Deus seja louvado!

Por: Marcos Rodrigues

Comentários

  1. Amém que maravilha de estudo irmão. Que não cuidemos sonente da aparência mais que cuidemos do Espirito. Que não sejamos apenas capa, mas conteúdo. Estou sentindo falta em alguns site que eu visito, de estudos, reflexões. A maioria só posta a mesma coisa e eh sempre sobre moda ou maquiagem. Eh legal falar sobre essas coisas, mas em primeiro lugar devemos falar do reino dos céus.

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline23:39

    Ah mais não dá pra sair de casa sem make.
    Eu gosto de me maquiar. Lendo assim parece que
    O irmão condena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNO SANTOS23:46

      Jaqueline tem certeza de que leu com a devida atenção? Em momento algum no post, o irmão condenou a maquiagem. Ele apenas nos alerta para que fins a mulher quer se maquiar tanto. Eu admiro uma boa maquiagem, mais prefiro um rosto natural. O errado não eh usar maquiagem e sim quando a mulher usa pra meios impuros.

      Excluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas