Superando as crises na fé



Antes de mais nada, Feliz 2023 (super atrasado❗❕). Até aqui o Senhor nos ajudou. Mais um ano postando no blog. Nunca pensei que iríamos tão longe. Obrigado por sempre estarem aqui, acompanhando-nos. Apesar das dificuldades e das tribulações, Deus está provendo. 



O termo crise de fé geralmente se refere ao ponto em que uma pessoa sente que não pode mais servir a Deus ou seguir a Cristo. Uma pessoa passando por uma crise de fé é tentada a se afastar de tudo em que acreditava. Quando sentimos que estamos enfrentando uma crise de fé, há algumas perguntas que devemos nos fazer:

1. Em que eu tinha fé ? A ideia de “fé” tornou-se moda, e alguns usam a palavra como uma forma de indicar o quão profundos e espirituais eles são. Mas a  é tão boa quanto seu objeto. Você pode ter fé em uma ponte, mas se essa ponte for construída com madeira podre e construída por uma classe de alunos da quarta série, não é sábio atravessá-la. Portanto, a fé espiritual é tão boa quanto seu fundamento.

Podemos ter o que chamamos de “crise de fé” quando aquilo em que acreditamos nos decepciona. Mas, muitas vezes, o que chamávamos de “fé” era apenas uma confiança equivocada em um deus que inventamos. Nossa confiança estava em Deus - ou na noção de que nunca teríamos problemas de um certo tipo? O Senhor era o objeto de nossa fé — ou um amigo ou membro da família que falhou conosco? Se colocarmos nossa fé em qualquer coisa que não seja a Pessoa e a Obra de Jesus Cristo, certamente teremos decepção (João 3:36).

2. O que causou essa crise de fé?Muitas vezes, uma crise de fé é resultado de uma tragédia. A morte de alguém próximo, a traição de um mentor espiritual, um relacionamento rompido ou algum outro tipo de perda devastadora podem nos levar a questionar se Deus está prestando atenção. Às vezes, ao final de uma série de golpes emocionais, nos encontramos em um ponto crítico. É bom identificar o que nos levou até lá, entender melhor a natureza da nossa decepção e saber onde está a verdadeira ferida.

3. O que eu acredito que mereço e não consegui?Na raiz da maioria das crises de fé está este fato: algo deveria ter acontecido de uma maneira e aconteceu de outra. Quando vivemos a vida com muitos “devemos”, estamos nos preparando para a decepção. Por exemplo, “Eu deveria ter tirado um A naquele teste”. “Ele deveria me amar depois de tudo que fiz por ele.” “Deus deveria ter curado meu filho.” No cerne dessas declarações está a suposição tácita de que sabemos mais do que Deus. Nós determinamos o que “deveria” acontecer, e Deus deve isso a nós para conformar a realidade às nossas expectativas.

A maioria dos cristãos que andou com Deus por algum tempo já experimentou pelo menos uma crise de fé. Elias experimentou tal crise quando a Rainha Jezebel ameaçou matá-lo. Em fuga para salvar a vida, Elias “chegou a um arbusto de vassouras, sentou-se debaixo dele e orou para que ele morresse. 'Já estou farto, Senhor', disse ele. 'Pegue minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados” (1 Reis 19:4). Aqui estava um homem piedoso lutando contra a depressão e começando a perder a visão de por que ele estava servindo a Deus.

“É duvidoso que Deus possa abençoar grandemente um homem até que Ele o tenha ferido profundamente”. Às vezes, respondemos a essa dor com uma crise de fé. Mas o que nos parece o fim geralmente é o começo de um novo capítulo em nossas vidas. Às vezes, uma crise de fé é necessária para destruir nossas ilusões infantis sobre Deus e descobrir quem Ele realmente é.

Uma crise de fé pode nos levar a tal desespero que estamos dispostos a fazer as coisas do jeito de Deus, não importa o custo. Para superar uma crise de fé, devemos nos render inteiramente ao plano de Deus para nós. Dar instruções a Deus sobre como nossa vida deve ser é acabar sofrendo uma crise de fé quando Ele não segue nossas instruções. Podemos descobrir em nossa “noite escura da alma” que não Lhe demos a devoção sincera que Ele requer (Marcos 12:29–30).

Para superar uma crise de fé, devemos nos arrepender de qualquer pecado em nossas vidas. Arrependimento é a porta de entrada para a liberdade, então Satanás e nossa carne lutam contra ela. Em nossas lutas, muitas vezes faremos tudo, menos nos arrepender. Vamos chorar, reclamar, rastejar e nos condenar, mas Deus não pede nada disso. Jesus advertiu a igreja em Éfeso que, embora ainda mantivessem as aparências, seus corações haviam se tornado frios para com Ele: “Considere quão longe vocês caíram! Arrependa-se e faça as coisas que fazia no início. Se não te arrependeres, virei a ti e tirarei do seu lugar o teu candelabro” (Apocalipse 2:5).

Ao superar uma crise de fé, devemos desnudar nossos corações diante do Senhor, derramar nossas almas e nos render novamente à Sua vontade para nossas vidas (Gálatas 2:20)

 Devemos derrubar quaisquer ídolos que tenhamos erguido em nossos corações e abolir quaisquer pensamentos mundanos que tenhamos nutrido em nossas mentes (2 Coríntios 10:5). Então, pela fé, pedimos o fruto que pode ser nosso novamente: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22–23).

Os salmistas enfrentaram eventos de vida que poderiam ter resultado em uma crise de fé para eles (Salmos 10:1–11 ; 13:1–4 ; 22:1–18). Eles escreveram sobre aquela época e não tiveram medo de ser honestos com Deus sobre suas lutas emocionais. Ao superar uma crise espiritual, podemos orar este salmo de volta ao Senhor, quer o “sintamos” ou não no momento: “Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, seja minha ajuda. Você transformou meu lamento em dança; tiraste o meu pano de saco e me vestiste de alegria, para que o meu coração cante os teus louvores e não se cale. Senhor meu Deus, eu te louvarei para sempre” (Salmos 30:10–12).




Fonte: www.gotquestions.org


Comentários

  1. BRUNO SANTOS14:09

    Verdade irmão. A internet carece de Deus. Agradeço a Deus por ter encontrado seu site. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Missionário da paz14:11

    Enquanto as pessoas não pararem de procurar futilidades na internet, será muito dififcil evangelizar através dela, mas, creio que não é impossível!

    ResponderExcluir
  3. Elza Neves14:12

    eu creio na promessa. Deus abençoe o irmão Thomas e que ele continue sempre com esse trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. jane14:15

    pagina no facebook hein, ta chique rs. bom trabalho irmao

    ResponderExcluir
  5. irmão gilli22:04

    a paz varão, continue assim publicando a palavra de Deus, que trabalho abençoado, pode ter certeza este trabalho e o melhor trabalho do mundo,trabalhar para Jesus Cristo na sua obra amém, meus parabéns e fica na paz

    ResponderExcluir
  6. Gostei do novo formato do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas