Estudo: As Igrejas do Apocalipse - Igreja de Filadélfia



Filadélfia: a igreja do amor perfeito.

Filadélfia não era tão importante quanto Éfeso ou Sardes, e nem tão rica como Laodiceia (que será citada no próximo - e penúltimo - artigo) outrora fora. Entretanto, possuía um amor que tirava forças da fraqueza. E, de sua pobreza temporal, extraía bens eternos para enriquecer o mundo. 

Se a igreja em Filadélfia tinha algum segredo, era o amor que ela santificava a Cristo. A uma igreja amorosa como Filadélfia, o Amado Deus abre uma porta que ninguém poderia fechar. Sim, Jesus abriu-lhe os portais da evangelização e da obra missionária, levando-a a avançar como Reino de Deus além de suas fronteiras. Quando a igreja local é amorosa, logo Deus a universaliza.

Filadélfia havia sido fundando pelos cidadãos de Pérgamo, em uma região fronteiriça, como uma porta de entrada ao planalto central da Ásia Menor. De Filadélfia, saíam rotas de comércio que levavam a Mísia, Lídia, e Frígia. A rota postal do império romano também passava por Filadélfia, e a cidade ganhou o nome de "Porta para o Oriente". As planícies ao norte eram propícias para a plantação de uvas, de maneira que a economia de Filadélfia se baseava na agricultura e na indústria.

O terremoto de 17 d.C., que tinha destruído Sardes, também tinha sido particularmente devastador em em Filadélfia, porque a cidade estava próxima a uma linha de falha geográfica e sofreu muitos tremores de terra subsequentes. Isto fazia com que a população se preocupasse e levava muitos deles a viver fora dos limites da cidade.

Filadélfia era uma igreja pequena em uma área difícil, sem prestígio e sem riquezas, desencorajada porque tinha crescido. Mas Cristo não tinha palavras de repreensão para esta igreja pequenina e aparentemente insignificante, e Ele descreveu-se à Filadélfia como o que é santo, puro e verdadeiro. Este era um título familiar de Deus.

Sejamos fiéis a Cristo assim como Filadélfia. O Senhor Jesus não tarda. Em seu inconfundível amor, promete-nos:

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."
(Apocalipse 3:12)

Sabe o que significa essa promessa? Além de termos o privilégio de morarmos nos Céus por toda a eternidade, seremos lá tidos como convidados ilustres. Porém, não seremos convidados, pois lá será nossa morada eterna. Sobre nós estará o nome de Deus, do Noivo, e da Jerusalém Celeste.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.



PRÓXIMO ESTUDO

Comentários

Postagens mais visitadas