Jugo desigual? O que é isso???


Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a
injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Corítios 6:14)

Jugo desigual? O que significa isso?  Ah irmã, como você quer falar de "jugo desigual" se você nem namora?

E precisa namorar para saber se dará certo ou não? Para isso, estudo as Escrituras Sagradas! Não preciso namorar cinquenta meninos e dizer quem prestam ou  quem não presta. Seja esperto né?!

Tudo o que está escrito na Bíblia, é certo e é para o nosso próprio bem e evitar que "quebremos a cara". Quem não entende isso jamais irá aceitar determinadas coisas que ela nos diz, que vão totalmente contra aquilo que prega o mundo (ou a nossa vontade, para sermos mais diretos).

Isso é o principal de se compreender, quando nos deparamos com um mandamento ou conselho na Bíblia.

Certo, o versículo está aí. Mas e esse "jugo desigual", você sabe o que é "jugo"? Por que de nada vai adiantar se não soubermos.

Se você procurar em qualquer dicionário no Google, verá que é uma canga, uma espécie de elo de madeira, com a qual se unem animais, para puxarem um arado ou uma carroça com a força dos dois, orientados pelo dono.

Quer um exemplo de julgo desigual dentro da própria bíblia?

Olha um exemplo de julgo desigual que deu terrivelmente errado está na palavra de Deus em 1 Reis 16 á partir do versículo 29 (Jezabel e Acabe), e realmente quem sofreu nessa foi o povo de Deus que foi levado a apostasia por causa desse casamento misto. A palavra de Deus é clara sobre isso e nós como servas do senhor precisamos ser sábias porque afinal o que são meros prazeres aqui quando o nosso noivo Jesus virá nos buscar e viveremos com ele para sempre, será que por causa disso não vale a pena sofrer algumas decepções??

Com boi e com jumento não lavrarás juntamente. (Deuteronômio 22:10)

É claro que o versículo de Deuteronômio, quando você lê todo o contexto em que ele está inserido, vemos que ele se refere aos animais mesmo e não a pessoas. Mas podemos usá-lo para entender o que o versículo de 2 Coríntios quer dizer com jugo desigual. Por que a Bíblia aconselha a não serem juntos em um mesmo jugo um jumento e um boi para que lavrem a terra? O jumento é um animal menor, mais leve e mais rápido; o boi por sua vez é maior, mais pesado e mais lento. Se os dois estiverem unidos no mesmo jugo não conseguiriam fazer o trabalho direito, pois um acabaria atrapalhando o outro.

E antes que alguém se ofenda, eu sei que vocês sabem, mas é bom reforçar que não estou chamando NINGUÉM de jumento ou de boi gordo, ok? rsrsrs é somente uma pequena forma de exemplificar.

Quando a Bíblia fala para que não nos prendamos a jugo desigual, quer dizer que uma pessoa que serve a Cristo não deve unir-se a alguém que não serve, pois não é simplesmente algo que Deus manda não fazer, mas é algo que simplesmente não dá muito certo.

POR QUE O JUGO DESIGUAL É ERRADO?

Reflita nesses três pontos:

1 - O "jugo desigual" tratado no texto não diz exclusivamente de pessoas não cristãs. O texto fala de um relacionamento onde uma das pessoas não está conectada a Cristo. Uma das pessoas não precisa ser necessariamente não cristã para isso acontecer.

2 - Não estou pregando ódio ou qualquer tipo de preconceito a não cristãos. Como eu já disse, a maior parte das pessoas que convivem comigo não partilham da mesma fé que a minha. Mas meu amor por elas não muda a minha fé. Existe diferença entre você não concordar com suas ações com o considerar aquele alguém inferior (e cristão que inferioriza não cristão, sinto lhe dizer, você ainda não entendeu o que é amor de Cristo).

3 - Existem diversas pessoas com as quais eu jamais me casaria, apesar de serem cristãs. Isso porque quando casamos com alguém, casamos com seus princípios, valores e modo de vida. Não tem nada a ver com preconceito (temos a mesma fé, lembra?), mas sim com a escolha do meu modo de vida e o que terei que encarar a partir dali. Mas porque quando levamos isso para um relacionamento entre um cristão e não cristão as pessoas acham que é preconceito de "religioso"? Ao decidir que não nos envolveremos com uma pessoa que não possuiu um relacionamento com Deus, da mesma maneira estamos optando por um modo de vida e por não nos envolvermos com alguém com valores diferentes dos nossos, pois a maneira que ela vive não é compatível com aquela que queremos viver.


Vós sois a luz do mundo(...) (Mateus 5:14)

Se nós que servimos a Deus somos luz, de acordo com Jesus, quem não serve a Deus não pode ser luz também. Se aqueles que não servem a Deus não são luz, o que eles são?



"Aaaah, mas comigo isso não vai acontecer, eu amo a Cristo ". Se você ama Cristo tanto assim, seu
pensamento deveria ser cumprir aquilo que a Bíblia aconselha e não buscar desculpas para fazer a sua
vontade.

"Aaaah, mas eu vou trazê-lo para a igreja " ou "Deus vai me usar para convertê-lo" . Mas você estará
convertendo-o para Jesus ou para você? Se você realmente acha que esse relacionamento é aprovado por Deus, pode ter certeza que ele se converterá ANTES de vocês namorarem. Não caia na velha mentira de que ele facilmente irá se converter depois que começarem a namorar. De nada vai adiantar ele vir na igreja por você e não ter o coração verdadeiramente convertido. Dá na mesma. Lembre-se que um relacionamento com Deus é mais do que ir na igreja. Conheço uma pessoa que conheceu outra pessoa não crente e hoje estão namorando e vão se casar! Para a honra e glória de Deus!!! Mas antes a pessoa cristã teve paciência, orou a Deus, viu se essa era a vontade dele e determinou com Deus que se a outra não se convertesse, não haveria nada entre os dois. E Deus a honrou, ele aceitou Jesus, depois se batizou, começaram a namorar e final feliz!  Aaaah, mas eu não vou deixar ele me tirar da presença de Deus". Lembre-se do versículo:
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). 
Quando passamos a conviver com alguém, somos influenciadas por ela de alguma forma, inconscientemente.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
(Efésios 5.31)
Uma só carne. Se marido e mulher são uma só carne, eles serão como uma única pessoa, fazendo as mesmas ações e andando na mesma direção. Como você será uma só carne com alguém que não possui o mesmo objetivo que você?

"Ah, mas eu conheço fulano que deu certo" ou " Meus pais são não um crente e outro não crente e deram certo". Só Deus conhece o coração de cada pessoa para dizer o que deu ou não certo. Não podemos procurar exemplos em outras pessoas, e fazê-las de muletas para nossas desculpas e para fazer a nossa vontade. Mesmo que essas pessoas sejam seus pais. Mas não pensem que isso se aplica apenas a pessoas de fora da igreja. Muitas vezes o jugo desigual pode estar lá dentro mesmo! Por isso devemos escolher muito bem a pessoa com a qual nos relacionamos... Não é porque vai na igreja que está tudo bem, porque não está.

A Bíblia diz:

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
(Provérbios 14:1)

Que tipo de casa você quer edificar? Se você anda apaixonada (o) por alguém que não é cristão ou não é convertido verdadeiramente? ore a Deus e peça a orientação dele. Não se deixe levar por sentimentos precipitados.


Paz seja convosco queridos de Deus

     
       ♥~~Bárbara Duarte~~


Comentários

  1. Clarissa Gonçalves21:20

    Oi Bárbara, primeiro quero te parabenizar por escrever um post tão claro e maravilhoso como esse.
    Vou contar um pouco de mim... sofrir para saber o que era jugo desigual.

    Amei de verdade um menino do meu bairro, eu era evangélica na época, e eu tinha certeza absoluta que ele ia se converter.

    Fui contra meus pais e contra o pastor para namorar com ele.

    Fazia coisas erradas, sabia que era errado, mais eu gostava.

    Ele me fazia sentir especial.

    Depois que ele me engravidou, nós brigamos feio e ele foi preso, porque queria me bater, mais depois foi solto e sumiu do mapa.

    Nasceu nossa filhinha e eu tinha raiva da criança queria que ela morresse, mais ela não tinha culpa de nada.

    Voltei a morar com meus pais e depois de muita luta, voltei para a Casa de Deus, da onde nunca devia ter saído.

    Amo minha filha apesar do pai dela não ser flor que se cheire, e eu vou colocá-la no caminho certo. Não quero que ela erre como eu. Tenho vergonha do passado e toda vez choro, porque fui burra e não abrir os olhos antes.

    Que seu texto possa guiar meninas que acham que encontraram o "príncipe encantando" mais que na verdade não passa de lobo mau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que história de vida hein Clarissa?!
      Alguns erros só podem ser aprendidos por nós mesmos, mas, eu sei que Deus dará a tua vitória.
      Creia!
      Que Deus possa te guiar nessa longa jornada chamada "vida". E Deus ilumine sua filhinha.
      Beijos, volte sempre
      (k)

      Excluir
  2. Que texto abençoado Bárbara. Deus te abençoe sempre menina e que Deus te der muita sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Karina. Deus te abençoe também :)
      Beijos
      (k)

      Excluir
  3. Bárbara eu tenho uma dúvida.. se eu gosto de um menino de outra igreja, isso é jugo desigual?
    Beijos♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi pra mim que você perguntou mas vou dizer minha opinião, para cada pessoas que você perguntar terá um a resposta diferente sendo que essas pessoas tenha sua denominação (ASSEMBLEIA, "CATÓLICA", ADVENTISTA,FOGO SANTO PRESBITERIANA .....) muitas pessoas acham que isso não tem nada haver, mas tem tudo haver, supomos que adventista case-se com uma assembleiana o choque seria grande pois adventista vivem pela lei (acho eu ) assembleana que vai 5 vesses ao dia na igreja e trabalha o tempo todo, o adventista que só trabalha de segunda a sexta, e quem não acredita na línguas estranhas.
      E muito complicado, mas na duvidar é bom sempre orar
      Bom mais como já ouvi falar a parte mas espiritual sede, que tiver cheio do espirito santo ele sede, diferença da pessoa carnal que faz birra bota o pé na parede cheio de orgulho e não desse do salto. Por isso é o espírito santo sede por que Deus estar agindo. E ai o orgulhoso quebra a cara e quem passa a mandar é o Espírito Santo

      Excluir
    2. obrigada por responder♥. tava com muitas dúvidas

      Excluir
    3. Bom acho que o irmão Thomas já disse tudo. Beijinhos
      (k)

      Excluir
  4. Clarissa aqui é Dr. Tiago, um advogadinho teimoso, contudo, amo a palavra de DEUS. Meu maior desejo e amar a meu PAI CELESTIAL. O seu esclarecimento não foi assim tão bom, mas dou nota de 99,98. Quero te encontrar linda em seu corpo glorificado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas