A MENTIRA TEM PERNA CURTA!

Exemplo de mentiroso.
"Não suporto as pessoas falsas, mas amo a tua lei." (Salmos 119:113)

Não podemos de fato amar a Palavra de Deus sem aborrecer o pecado.

ABOMINE A MENTIRA

"Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei." (Salmos 119:163)

A FALSIDADE ESTÁ EM GUERRA CONTRA O DEUS VERDADEIRO

Seja fiel, o Senhor se deleitará em ti: - "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite." (Provérbios 12:22)


O caráter e as atitudes auto-revelados de Deus proveem um forte motivo para a verdade.

ABORREÇA A MENTIRA
"O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde." (Provérbios 13:5)

O justo prefere sofrer por falar a verdade do que evitar o sofrimento usando de mentira. Tais pessoas sabem que mentir por hábito é pecar contra o Senhor, que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus.

Os fiéis estarão sempre com o Senhor: – "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." (Salmos 101:6-7)

Assim como Davi procurava homens fiéis, Deus está a procura de homens integros, para estarem na eternidade com Ele.

Além de expulsar o mal, é necessário reunir e organizar o bem.

O DIABO É O PAI DA MENTIRA

"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44)

A indiferença para com o pecado da mentira é um dos sintomas mais claros da impiedade de uma pessoa. Tal pessoa ainda não nasceu do Espírito e está sob a influência de satanás, como seu pai espiritual.

DEIXE A MENTIRA E FALE A VERDADE
"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)

A VERDADE

Como membros uns dos outros: - "Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros." (Romanos 12:5)

Temos que evitar a falsidade em palavra: - "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos." (Colossenses 3:9)

E em ação: - Onde o denota "manter" ou "viver a verdade" em face do erro induzido por astúcia.

Tudo é possível àquele que é instruído na verdade em Jesus.

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15)

(Estas palavras solenes devem servir de advertência a todos que, inclusive na igreja, acham que Deus tolera a mentira e o engano.)

Não tome decisões fora do que é verdadeiro e justo: - "E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos." (Lucas 23:1)  

Ele tornou-se o símbolo dos que tomam decisões religiosas à base da conveniência política, e não a base da verdade e justiça. Todo crente deve tomar cuidado para não transigir com a palavra de Deus.

Ele deve tomar posição por aquilo que é justo, e não por coisas que servirão apenas a suas ambições egoístas.

Não comungue com obras das trevas: - "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes,  condenai-as." (Efésios 5:11)

Aquele que é em tudo leal a Cristo, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto as obras infrutuosas das trevas e à imoralidade. Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniquidade é odiar o pecado, tomar posição com Deus, contra o mal e permanecer fiel a Cristo, o qual também denunciava as obras das trevas.

Viva para agradar a Deus: - "Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10)

Todos os crentes no Evangelho de Cristo devem ter como alvo, assim como Paulo o tinha - agradar a Deus, mesmo que isso importe em desagradar alguém.

Odeie o mal e ame o Senhor: - "Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois Ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios." (Salmos 97:10)

Também devemos sentir profunda aflição quando o pecado e a imoralidade são tolerados na casa de Deus.

Coopere com ministérios sérios: - "Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo." (Mateus 10:41)

Por outro lado, não devemos apoiar, assistir ou cooperar com pastores e pregadores que não proclamam a verdade de Deus de conformidade com a revelação do Novo Testamento, ou que não vivem uma vida piedosa, segundo os padrões justos de Deus. Se apoiarmos tais pessoas, participaremos do juízo que virá sobre elas.

Fuja da hipocrisia e dos falsos mestres: - "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando." (Mateus 23:12-13)

Cristãos que, em nome do amor, da tolerância, ou da união, não procedem nesses casos como Jesus, quanto aos que corrompem os ensinos de Cristo e das Escrituras, participam das más ações dos falsos profetas e mestres.

A mentira cauteriza a consciência: - "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência." (1 Timóteo 4:2)

Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias.

Seja um exemplo: - "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12)

O pastor, antes de mais nada, deve ser um modelo de fidelidade, de pureza e de perseverança no viver religioso. Somente deve ocupar o cargo de pastor da igreja, o homem do qual a igreja possa dizer aos seus membros: este obreiro tem uma vida cristã digna de ser imitada.

Ame o que é justo e verdadeiro: - "Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1:9)

O Senhor Jesus aborrece a iniquidade, o mesmo devemos fazer.
Não basta o crente amar a justiça; ele deve, também, aborrecer o mal.

Cuidado para não fazer parte das más "obras": - "Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 João 10,11)

Deus proíbe o crente de apoiar ou sustentar financeiramente o trabalho de tais mestres e de participar do mesmo. Isso seria participar com eles na oposição a Deus e à sua palavra e ser passível da mesma condenação dos ensinadores que transigem com a verdade.

 Deus seja louvado!

Comentários

Postagens mais visitadas