O Livro dos Livros


 Salmos 119:105

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o caminho."



Você já deve ter em mãos, a Bíblia Sagrada. Entenda, que ela não um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente, porque só nela você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna para as pessoas. Através da Bíblia, você sabe qual é a vontade de Jesus Cristo para a sua vida, agora que tomou a decisão de tê-lo como Salvador, mas também, como o seu SENHOR.

Por isso, a Bíblia, é chamada de a Palavra de Deus.

A Bíblia em suas mãos: um instrumento muito eficaz

Provavelmente, veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia?

Para descobrir esta resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer "livros". Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que  a formam. Procure-a e dê uma lida neles. Não se preocupe se alguns deles forem estranhos e difíceis para se ler pela primeira vez.

Bem cedo, em sua vida cristã, você concluirá que não pode ser crente sem a Palavra de Deus. Por isso, os autênticos cristãos carregam, leem e estudam a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus porque através dela, o SENHOR se dá a conhecer os homens. Isto se chama revelação divina. Deus fala conosco através da Bíblia.

A revelação de Deus, a qual se encontra na Bíblia, foi escrita por cerca de 40 pessoas, em dois idiomas: o hebraico e o grego.

Isto aconteceu há muitos anos. Uns eram profetas, outros eram reis, sacerdotes, pescadores, criadores de gado e até cobradores de impostos. Deus escolheu estas pessoas e as usou, apesar de suas imperfeições e seus diferentes conhecimentos da vida humana. Este é o maravilhoso lado da Bíblia. Apesar dos livros terem sido escritos por pessoas diferentes, em épocas distintas, e depois unidos em um livro só, a Bíblia é completa e perfeita em unidade e harmonia.

Deus inspirou estas pessoas para escreverem a Bíblia, capacitando-as as receber e transmitir o ensino sem mistura ou erro. A inspiração divina é também a garantia de que as pessoas escolhidas escreveram apenas para o que Deus queria, sem os sinais de fraqueza humana e erros, próprios da natureza. O apóstolo Paulo diz:

II Timóteo 3:16a

"Toda a Escritura é divinamente inspirada..."


A primeira parte da Bíblia, a qual começa com a qual começa com o livro  de Gênesis e termine com o de Malaquias, chama-se Antigo Testamento ou AT. São ao todo 39 livros.

Depois de Malaquias, o último do AT, inicia-se o Novo Testamento, ou NT, que vai do Evangelho Segundo Mateus até Apocalipse. Tem ao todo 27 livros.

Você aprendeu que as duas divisões da Bíblia são o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Juntos, somam 66 livros. Um detalhe importante, no entanto, é saber que os 66 livros não estão arrumados pela ordem certa.

Para que o crente encontre facilmente um texto, cada livro da Bíblia é dividido em capítulos e versículos. O número em tamanho grande, no lado esquerdo das palavras impressas, indica o capítulo, e o menor, o versículo. Antes do início de cada capítulo, ou de alguns grupos de versículos, você encontra o título do assunto. É bom você  saber que os escritores da Bíblia não escreveram os seus livros, separando por assuntos por títulos, capítulos, versículos, e nem usavam pontuação, como ponto e vírgula (;) ou ponto final (.). Todos estes recursos foram adaptados  muitos anos depois, para facilitar a leitura e o estudo da Bíblia.

Deve-se sempre levar consigo a Bíblia para os cultos, e quando for fazer uma leitura dos versículos, procure-os e acompanhe-os silenciosamente. Logo você aprenderá a encontrar com facilidade e rapidez os livros, capítulos e versículos anunciados nos cultos.


Você não deve apenas ler a Bíblia só quando vai aos cultos promovidos pela igreja. Se limitar a isso, o seu crescimento espiritual irá ficar enfraquecido, pois, a Palavra de Deus, é um alimento espiritual indispensável. Presuma-se que 90% dos crentes não leem a Bíblia diariamente; não é de se admirar haver tantos crentes frios nas igrejas. Sem crescimento espiritual Deus não revela suas verdades profundas. Isto é de suprema importância, e a melhor maneira de estudar a Bíblia é lendo-a diariamente. Ela é o único livro cujo autor está sempre presente quando é lida. A Bíblia é um livro fácil e difícil; simples e ao mesmo tempo complexo.


Promova um culto no lar, com seus amigos e familiares. 

Manuseie a Bíblia todos os dias. Não basta lê-la uma ou outra, ou só aqueles textos soltos ou os mais conhecidos (Exemplo: Salmo 23). A Bíblia não se resume apenas à eles.

Para entender melhor a Bíblia, é preciso memorizar os versículos bíblicos. Quando você memoriza, está guardando e fazendo habitar em seu coração a Palavra de Deus.

Estude sempre a Palavra, escreva em um caderno o que você aprendeu e faça anotações.

Medite na Palavra de Deus. Peça ajuda ao Espírito Santo, caso você não esteja conseguindo entender tal texto bíblico. É preciso dedicação e meditação diariamente. Selecione um momento específico, escolha um bom lugar para ficar a sós com Deus. É bom que tenha um plano de estudo que se constitua em passos bem simples.

Amados irmãos, Deus fala conosco através da Bíblia. Lendo-a você começa a conhecer o SENHOR, a entendê-lo e a obedecer suas orientações d'Ele para a sua vida particular e participação da igreja da qual você faz parte. A preocupação de Deus não foi em contar uma história, mas, sim, revelar o Seu plano de salvar todos os homens.


Comentários

Postagens mais visitadas