Deus se arrependeu?


 Duas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu de algo que havia feito no passado (Gênesis 6:6-7 e 1 Samuel 15:11), e pelo menos onze vezes diz que ele se arrependeu ou se arrependeria de algo que estava prestes a fazer em o futuro (Êxodo 32:12-14 ; 2 Samuel 24:16 ; 1 Crônicas 21:15 ; Salmo 106:45 ; Jeremias 4:28 ; 18:8 ; 26:3 , 13 , 19 ; 42:10 ; Joel 2 :13-14 ; Amós 7:3 , 6 ; Jonas 3:9-10 ; 4:2).

No entanto, a Bíblia também diz que Deus não se arrependerá. Por exemplo, o Salmo 110:4 diz:

O Senhor jurou; ele não se arrependerá : “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”


E Ezequiel 24:14 diz:


Eu, o Senhor, falei; acontecerá, eu o farei, não voltarei atrás, não pouparei, não me arrependerei ; conforme os teus caminhos e as tuas obras, eu te julgarei, diz o Senhor Deus”. 


(Ver Jeremias 4:27-28.)


Mas ainda mais importante do que estes são os textos que dizem que Deus seria como um homem se ele se arrependesse. Em outras palavras, a liberdade de Deus da necessidade de se arrepender é baseada em sua divindade. Ser Deus significa que ele não pode se arrepender.


Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.


1 Samuel 15:29 - A Glória de Israel não mentirá nem se arrependerá; pois ele não é homem, para que se arrependa.


Este último texto vem na mesma história onde diz que Deus se arrependeu de ter feito Saul rei (1 Samuel 15:11 , 35). Portanto, não devemos pensar que essas duas visões vêm de diferentes autores do Antigo Testamento que discordam entre si.

Em vez disso, provavelmente deveríamos dizer que há um sentido em que Deus se arrepende, e há um sentido em que ele não se arrepende . 1 Samuel 15:29 e Números 23:19 destinam-se a nos impedir de ver o arrependimento de Deus de uma forma que o colocaria na categoria limitada de um homem.

O arrependimento de Deus não é como o do homem. Entendo que isso significa que Deus não é pego de surpresa por acontecimentos inesperados como nós. Ele conhece todo o futuro. (“Eis que as primeiras coisas aconteceram, e novas coisas eu agora declaro; antes que surjam, eu lhes falo delas ,” Isaías 42:9). Deus também nunca peca. Portanto, seu arrependimento não se deve à falta de previsão nem à tolice.

Em vez disso, o arrependimento de Deus é a expressão de uma atitude e ação diferente sobre algo passado ou futuro - não porque os eventos o pegaram desprevenido, mas porque os eventos tornam a expressão de uma atitude diferente mais adequada agora do que teria sido antes. A mente de Deus “muda”, não porque responde a circunstâncias imprevistas, mas porque ele ordenou que sua mente esteja de acordo com a maneira como ele mesmo ordena os eventos mutáveis ​​do mundo.


Fonte: www.desiringgod.org

Comentários

Postagens mais visitadas