Porquê jovens cristãos universitários se desviam da igreja?





Originalmente escrito em 2014.

As estatísticas são sombrias. Alguns chegam a afirmar que em média, 60% dos jovens evangélicos que adentram a universidade se afastam da comunhão da igreja. Ora, seria simplista da minha parte
afirmar de modo absoluto os reais motivos para a apostasia de nossos jovens, todavia, acredito que
algumas razões são preponderantes para o esfriamento da fé da juventude cristã:

1- Nossos jovens não estão sendo preparados pela igreja para enfrentar as demandas sociais,
comportamentais e filosóficas na universidade. Na verdade, afirmo sem a menor sombra de dúvidas de que a igreja não está oferecendo a sua juventude ferramentas necessárias para a desconstrução de valores absolutamente anticristãos. Por exemplo, as universidades públicas estão repletas de conceitos marxistas. Volta e meia eu recebo a informação de professores que em sala de aula zombam de Cristo, ridicularizando publicamente todos aqueles que se dizem cristãos.

2- Nossos jovens não estão sendo preparados pelos pais com vistas ao enfrentamento cultural. Vivemos numa sociedade multifacetada, cujo os valores relacionados a sexo, família, trabalho, sucesso e moral foram relativizados. Nesta perspectiva não são poucos aqueles que ao longo dos anos tem sucumbido diante da avalanche de conceitos extremamente antagônicos aos pressupostos bíblicos-cristãos. 

3- Nossos jovens não tem sido preparados pela igreja para responder as perguntas de uma sociedade sem Deus como também oferecer respostas àqueles que lhes questionam a razão da sua fé. Nesta perspectiva os conceitos "simplistas" de alguns dos nossos rapazes e
moças tem sido facilmente descontruídos num ambiente onde o ceticismo e a incredulidade se fazem
presentes.

4- Nossos jovens tem sido influenciados negativamente pelo secularismo, hedonismo e satisfação pessoal. Sem sombra de dúvidas acredito que o secularismo é um grave problema em nossos dias. A Europa por exemplo transformou-se num continente secularista onde o que mais importa é o bem estar comum e a ausência de Deus. Nesta perspectiva vive-se para o prazer, nega-se
uma fé transcendente quebrando todo e qualquer paradigma que nos faça lembrar de Cristo ou da igreja. 

Diante deste funesto quadro surge a pergunta: O que fazer então?

*A Igreja precisa fortalecer a família oferecendo aos casais ferramentas para a edificação de lares sólidos cujo fundamento é infalível Palavra de Deus.

* A Igreja precisa preparar os seus jovens para responder as perguntas da sociedade. Nessa
perspectiva, deve-se investir numa formação apologética, cujo foco deve ser oferecer a juventude
"armas" espirituais capazes de anular sofismas. 

*A Igreja precisa investir em universitários promovendo grupos de comunhão, debates, além de
discussões teológicas, sociológicas e filosóficas, oferecendo a estes condições de responder aos seus
inquiridores o porque da sua fé.

* A Igreja precisa estudar teologia com os universitários. Questões relacionadas ao pecado, juízo
eterno, salvação, morte e sofrimento além de tantos outros conceitos relacionados aos nossos dias precisam ser explicados e entendidos pelos nossos jovens.

*A Igreja precisa preparar os seus jovens para se relacionarem com a cultura. O problema é que em
virtude do maniqueísmo que nos é peculiar satanizamos o mundo bem como todas as suas vertentes culturais. Por outro lado, existem aqueles que em nome da contextualização "mundanizaram" a Igreja, levando o povo de Deus a um estilo de vida ineficaz cujos frutos
não tem sido muito bons. 

*A Igreja precisa fomentar em seus jovens o desejo de conhecer a Deus e se relacionar com Ele.
Jovens que se relacionam com Deus através da oração e das Escrituras Sagradas tornam-se mais fortes diante dos embates desta vida. Que Deus nos ajude diante hercúlea missão e que pela
graça do Senhor nossa juventude possa ser bênção da parte do Senhor na universidade.




Por: Sammy


Comentários

  1. Cássia Cah21:34

    Eu concordo totalmente com o post.
    Minha prima fazia parte do grupo da igreja, aí quando ela FOI fazer faculdade de filosofia e não demorou muito pra esfriar na fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @p4ul012:09

      Na minha opinião, faculdade e igreja não combinam. Só acho! (p)

      Excluir
    2. Carlos Lima12:13

      Não é que não combinam irmão, é que as pessoas precisam valorizar mais sua fé.
      A faculdade em si, não é uma coisa ruim. Lá você aprende coisas que não aprendeu na escola.
      O que acontece é que, muitos jovens que nunca viram esse novo mundo, acabam pirando com a nova "liberdade" daí vemos jovens esfriando na fé e se tornando débis.

      Excluir
    3. @p4ul012:19

      Então vc acha que a culpa é dos jovens e não da faculdade?

      Excluir
    4. Carlos Lima12:22

      Tem certeza que vc leu o que eu escrevir?
      Cada um é responsável pelos seus atos. Lembrando que em uma faculdade, não se encontram
      nenhum menor de idade. São todos maiores de 18 anos, que sabem diferenciar o certo e o errado.
      Cabe aos pais, e a igreja, ensinar aos jovens como discernir as coisas boas das ruins.
      Temos que ser sal e luz não importa onde seja.

      Excluir
    5. @p4ul012:24

      Ah sim agora entendi! Desculpa aí cara pelo desentendimento.

      Excluir
    6. Carlos Lima12:26

      @p4ul0 Que isso irmão, não precisa se desculpar. Fica na paz de Deus.

      Excluir
  2. A faculdade lhe proporciona prazares ilimitados, por ser mais um campo aberto e vc ser um pouco mais do que no colegial, muitos não sabem se comportar... Eu mesmo já fui um dos muitos crentes que fazem faculdade, que quando chega lá vira o cão.; Namorei todas as meninas da minha sala; Eu só fui tomar vergonha na cara, quando uma professora minha me disse que eu não parecia crente, e se eu era crente, ela era BESTA. Aquilo me deixou tão triste. No semestre seguinte, eu mudei, cortei as amizades, os namoricos, daí meus "amigos" me chamavam de besta de otário, e larguei a faculdade quase no fim do ano. Isso já faz 5 anos,. Não me arrependo, pois se eu ainda tivesse lá, talves tinha tido uma recaída;.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia Cah12:56

      vc é o rapaz da foto?

      Excluir
    2. Cássia Cah12:58

      Nada não. Só to curiosa...

      Excluir
    3. Cássia Cah13:00

      Áh sim....pensei que a foto era fake.... rsrsrs

      Excluir
    4. GarotoMaroto13:01

      To começando a me sentir analfabeto... Eu não fiz faculdade!!! ;((

      Excluir
    5. GarotoMaroto Vai por mim, vc não perdeu nada....

      Excluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas