Eu o Sou

É comumente afirmado que quando Jesus usou a frase “Eu sou” (ἐγώ εἰμι, ego eimi), ele estava fazendo uma referência direta ao nome de Deus no Antigo Testamento, YHWH. Há alguma verdade nisso, mas quero sugerir três advertências importantes a essa afirmação:

“Eu sou” (ἐγώ εἰμι), por si só, não é um código para o nome de Deus;

“Eu sou” destina-se apenas a referir-se à divindade em alguns dos ditos de Jesus;

Prestar muita atenção à parte “Eu sou” da frase desvia os leitores de prestar atenção ao resto da frase.

1. "Eu sou" ( ἐγώ εἰμι ), por si só, não é um código para o nome de Deus

É verdade que uma passagem importante em Êxodo usa “Eu sou” para se referir a Deus.

Deus disse a Moisés: “EU SOU quem EU SOU”; e ele disse: “Assim direis aos filhos de Israel: 'EU SOU me enviou a vós.'” (Êxodo 3:14; o “maiúsculo” é uma forma que as Bíblias modernas representam a frase neste versículo)

Em hebraico, a frase “Eu sou” ( אֶֽהְיֶ֖ה , ehyeh), é linguisticamente relacionada ao nome de Deus, יהוה (YHWH, frequentemente representado em inglês como Yahweh ou Jeová). Muitos estudiosos do hebraico sugerem que YHWH significa algo como "aquele que é". Na verdade, a Septuaginta (traduções gregas antigas do AT, amplamente usadas pelos primeiros judeus e cristãos) não traduziu o segundo אֶֽהְיֶ֖ה em Êxodo 3:14 como ἐγώ εἰμι, mas sim como ὁ ὢν, "aquele que é".

A palavra hebraica “Eu sou” ( אֶֽהְיֶ֖ה , ehyeh), entretanto, não é uma palavra-código ou um título técnico para Deus. É constantemente usado por Deus no Antigo Testamento, mas raramente como seu título. É usado por muitas pessoas simplesmente para se referir a si mesmas. Jefté (Juízes 11: 9), Rute (Rute 2:13), Davi (1Sm 18:18), Jônatas, (1Sm 23:17), Husai (2Sm 16:18), Jó (Jó 12: 4 ) e muitos outros usam-no para se referir a si próprios. É uma maneira bastante normal de dizer “eu sou” para qualquer pessoa.

No Novo Testamento, ἐγώ εἰμι é usado por Jesus, Judas (Mt 26:25), Gabriel (Lucas 1:19), o cego (João 9: 9), Pedro (Atos 10:21) e Paulo (Atos 22 : 3, 26:29, Rom 11:13, 1 Tim 1:15), sempre para se referir a si mesmos. Isso corresponde ao uso em grego fora do NT. A Septuaginta usa “Eu sou” (ἐγώ εἰμι) de maneiras muito normais. Deus usa a frase com frequência, mas Jacó também (Gênesis 27:32), Débora (Juízes 5: 3), Gideão (Juízes 6:15) e outros também o faz. Ao pesquisar outras obras escritas em grego antigo (Filo, a Pseudepígrafa, Platão e outros filósofos), encontrei muitas dessas ocorrências comuns de ἐγώ εἰμι.

Então, uma vez que ἐγώ εἰμι geralmente tem um significado muito comum, ele só pode se referir à divindade se algo significativo no contexto nos levar a acreditar que a divindade é sugerida.

2. “Eu sou” destina-se apenas a referir-se à divindade em algumas das palavras de Jesus.

O que torna "eu sou" distinto na declaração de Deus a Moisés (Êxodo 3:14) é que não tem um nominativo predicado. (Se você esqueceu a gramática do ensino médio, o predicado nominativo é a segunda metade da frase; por exemplo, “Eu sou o bom pastor .”). “Dize aos filhos de Israel: EU SOU vos enviou.” Há três vezes no Evangelho de João em que Jesus diz “Eu sou” sem um nominativo predicado. Essas passagens parecem ser mais sobre a divindade de Jesus do que todos os outros ditos “Eu sou” em João.

“Eles viram Jesus caminhando sobre o mar… e ficaram assustados. Mas ele lhes disse: “Sou eu (ἐγώ εἰμι); não tenha medo. ”” (João 6: 19-20)

“Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou (ἐγώ εἰμι).” (João 8:58)

“Jesus disse [aos soldados]:“ Quem procurais? ” Eles responderam “Jesus de Nazaré”. Jesus respondeu "Eu sou ele (ἐγώ εἰμι)." … Quando Jesus disse a eles “Eu sou ele (ἐγώ εἰμι)”, eles recuaram e caíram no chão… Jesus respondeu “Eu disse a vocês que eu sou ele (ἐγώ εἰμι).” (João 18: 6-8)

Em cada um desses três, o contexto sugere que a divindade de Jesus está implícita. Em João 6:19, a frase "andando sobre o mar" (περιπατοῦντα ἐπὶ τῆς θαλάσσης) é provavelmente uma alusão a Deus andando sobre o mar (περιπατῶν… ἐπὶ θαλάσσης) em Jó 9: 8. O uso de ἐγώ εἰμι por Jesus e “não tenha medo” parece chamar ainda mais a atenção para sua divindade. Em João 8:58, a descrição de Jesus de sua preexistência, combinada com a simples ἐγώ εἰμι, também é claramente sobre sua divindade. A repetição de ἐγώ εἰμι em João 18: 6-8, e seu efeito surpreendente sobre os soldados, também implica na divindade de Jesus.

Em outros ditos mais famosos do tipo “Eu sou” de Jesus, a ênfase frequentemente não está em sua divindade, mas em algum outro aspecto importante da identidade de Jesus. Por exemplo, quando Jesus diz “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o jardineiro” (João 15: 1), sua afirmação se concentra não em sua divindade, mas na ideia de que ele é a única videira que Deus cultiva, e assim os ramos só podem experimentar a vida genuína e a poda do Pai se estiverem apegados a Jesus, a videira verdadeira. Na verdade, a videira era um símbolo de Israel e, portanto, Jesus afirmava ser a verdadeira fonte da vida no lugar de Israel.

Os padres da igreja (pastores e teólogos dos primeiros cinco séculos) concordam com essa avaliação. Vários dos pais da igreja apontaram as reivindicações implícitas à divindade nas palavras “Eu sou” em João 6: 19-20, 8:58 e 18: 6-8 (discutido acima). Mas quando eles pregaram ou escreveram sobre as sete palavras “Eu sou”, os pais da igreja não prestaram nenhuma atenção à parte “Eu sou” das sete palavras. Eles só viram significado nos títulos: videira verdadeira, pão da vida, bom pastor, caminho, luz do mundo. Nenhum deles fez qualquer tipo de conexão entre as sete palavras “Eu sou” e o uso de Deus de “Eu sou” em Êxodo 3:14. Isso é significativo porque muitos dos pais da igreja falavam grego como língua nativa. Sua proximidade com o tempo do Novo Testamento também significava que eles tinham menos lacuna histórico / cultural para preencher.

3. Prestar muita atenção ao “eu sou” faz com que os leitores ignorem o resto da frase.

Tenho notado regularmente, ao ouvir sermões ou ler trabalhos de alunos sobre ditos "Eu sou" em João, que há tanto foco na parte "Eu sou", e sua suposta referência à divindade, que as afirmações reais encontradas no o resto da frase é esquecido. Essas afirmações (pão da vida, bom pastor, porta, vida, etc.), embora consistentes com a divindade de Jesus, geralmente são sobre alguma outra nuance da identidade de Jesus. Falarei mais sobre essas reivindicações em meus próximos posts.

Resumindo: os evangelhos ensinam claramente sobre a divindade de Jesus. Mas isso não significa que tudo o que Jesus diz é sobre sua divindade! “Eu sou” (ἐγώ εἰμι) é uma frase tão comum que não pode ser tomada como algum tipo de palavra-código que sempre se refere à divindade. A tendência de ver isso como um código muitas vezes impede as pessoas de prestarem muita atenção às reais afirmações de Jesus.


Traduzido e adaptado do site: The Good Book Blog



Comentários

Postagens mais visitadas