Marta e Maria ⎯ Uma lição de duas irmãs e em como Cristo deve ser prioridade em nossas vidas

 


Jesus e Seus discípulos chegaram à casa de Lázaro, Maria e Marta na hora das refeições. Foi Marta quem os convidou a entrar. Nada é dito no relato bíblico sobre as saudações cordiais que trocaram, mas uma lição importante foi registrada durante aquela visita que deve nos afetar positivamente.

Observe a troca entre Jesus e Marta:

“Ela [Marta] tinha uma irmã chamada Maria, que também se sentou aos pés de Jesus e ouviu Sua palavra. Mas Marta estava distraída com muito serviço, e ela se aproximou dele e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã tenha ido embora para eu servir sozinho? Portanto, diga a ela para me ajudar. ' E Jesus respondeu e disse-lhe: 'Marta, Marta, tu estás preocupada e perturbada com muitas coisas. Mas uma coisa é necessária, e Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada' "( Lucas 10:39 -42 ).

As Escrituras não registram se a resposta de Jesus causou uma impressão duradoura no entendimento de Marta, mas podemos esperar que essa lição espiritual - tão inseparavelmente ligada às nossas prioridades - tenha um impacto favorável sobre nós.

O que Maria tinha que Marta precisava? Qual foi a "parte boa" que Maria escolheu? Por que a parte boa que Maria escolheu permanecerá dela para sempre?

Em um mundo repleto de distrações, a história de Maria e Marta pode ajudá-lo a colocar sua vida em ordem.

Os Evangelhos registram que Jesus se sentiu confortável na casa de Maria e Marta e de seu irmão Lázaro. Os quatro não eram apenas conhecidos; eles eram amigos íntimos.

Anteriormente, quando Jesus veio para ressuscitar Lázaro dos mortos, Ele mostrou grande respeito e amor por Maria e Marta ( João 11: 3 , João 11: 20-39 ). Eles falaram com Jesus como se Ele fosse parte de sua família imediata. Jesus ficou tão preocupado com a angústia deles pela morte do irmão que foi levado às lágrimas antes de ressuscitar Lázaro ( João 11:33 ).

O relato de Lucas também mostra a proximidade entre Jesus e esta família. “Aconteceu que, indo eles, Ele entrou numa certa aldeia; e certa mulher chamada Marta o acolheu em sua casa” ( Lucas 10:38 ). Jesus estava à vontade com Maria, Marta e Lázaro. A casa deles, em Betânia, perto de Jerusalém, pode ter sido considerada a casa de Jesus longe de casa.

Mas, embora Jesus sentisse uma profunda afinidade com os três, suas personalidades e perspectivas eram diferentes.

Quando visitamos amigos e parentes, temos uma boa ideia de como eles pensam e agem. Jesus não foi diferente. Ele apreciava as diferenças entre Seus três amigos e se sentia à vontade o suficiente para oferecer conselhos construtivos sobre suas prioridades.

A visão de vida de Marta era bem diferente da de Maria. É possível que Marta fosse mais velha e que sua idade figurasse em sua personalidade e perspectiva. As palavras e ações de Marta a descrevem como prática e eficiente. Não há nada de errado em ser prático e eficiente se não interferir nas coisas mais importantes da vida. Se isso acontecer, pode se tornar um problema. Deus registrou exemplos importantes para nós nas Escrituras ( 1 Coríntios 10:11 ), para que possamos aprender com as ações registradas de Marta e Maria.

Marta parece ser a líder e a mais hospitaleira e sociável das duas: "Aconteceu, enquanto eles iam, que Ele entrou numa certa aldeia; e uma certa mulher chamada Marta o acolheu em sua casa" (Lucas 10:38).

“E ela tinha uma irmã chamada Maria, que também se assentava aos pés de Jesus e ouvia a sua palavra” ( Lucas 10:39 ). Se não se lesse mais nada, poderíamos supor que Maria pode ter sido um pouco preguiçosa, deixando as necessidades de hospitalidade e anfitriã para sua irmã sociável. Foi Marta quem convidou Jesus para sua casa. Foi Maria quem simplesmente se sentou aos pés de Jesus, ouvindo-o falar. Quem foi o mais hospitaleiro, o mais sociável? Quem estava mais preocupado em servir seu Salvador, Marta ou Maria?

Essa atitude, perspectiva e perspectiva é o tipo de abordagem que Deus deseja em todos os Seus discípulos. Jesus considerou muito a abordagem de Maria.

Talvez Maria fosse tímida. Mas devemos considerar a avaliação de Jesus sobre as ações de Maria. “Mas Marta estava distraída com tanto serviço, e ela se aproximou Dele e disse: 'Senhor, você não se importa que minha irmã me deixou para servir sozinha? Portanto, diga a ela para me ajudar.' E Jesus respondeu e disse-lhe: 'Marta, Marta, tu estás preocupada e preocupada com muitas coisas. Mas uma coisa é necessária, e Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada' "( Lucas 10: 40-42 ).

Para entender melhor as ações de Maria, vamos ler os detalhes no relato de João dessa mesma visita.

“Então, seis dias antes da Páscoa, Jesus [e os discípulos] foram a Betânia, onde estava Lázaro o que estava morto, a quem Ele ressuscitou dos mortos. Lá eles fizeram uma ceia; e Marta serviu, mas Lázaro era um daqueles que se sentavam à mesa com Ele. Então Maria pegou meio quilo de óleo de nardo caríssimo, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhe os pés com os cabelos. E a casa se encheu da fragrância do óleo "( João 12: 1-3 ).

João enfatiza aqui que Maria era tão humilde, convicta e dedicada a Jesus e Seus ensinamentos que nenhuma despesa ou ato pessoal foi muito grande ou exigente para ela honrar seu Salvador. Essa atitude, perspectiva e perspectiva é o tipo de abordagem que Deus deseja em todos os Seus discípulos. Jesus considerou muito a abordagem de Maria.

É esclarecedor contrastar a reverência de Maria com o comportamento de Marta. Marta sentia-se tão à vontade com Jesus que o incluiu abertamente em sua frustração. Suas palavras "Você não se importa?" e "Minha irmã me deixou para servir sozinha" mostram sua frustração. O fato de Marta dar a entender que Jesus não se importava se Maria não estava ajudando mostra um relacionamento próximo e considerável franqueza. Marta não sugeriu a Jesus que pedisse a Maria que a ajudasse; ela disse a Ele diretamente para "dizer-lhe para me ajudar". Marta atribuiu a Jesus a responsabilidade de servir uma refeição, para ela a mais importante de todas as responsabilidades.

Jesus respondeu com franqueza, mas com ternura: "Marta, Marta, você está preocupada e perturbada com muitas coisas" ( Lucas 10:41 ). Marta estava preocupada com algo muito importante para ela: providenciar uma refeição para Jesus e Seus discípulos. Mas quão importante foi isso em comparação com outras prioridades?

Jesus continuou: “Mas uma coisa é necessária, e Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada” ( Lc 10,42 ).

Jesus disse que Maria tomou uma decisão consciente entre duas alternativas: Ela escolheu ouvir Jesus em vez de preparar uma refeição. Isso pode soar estranho para aqueles que, como Marta, acham que preparar a refeição é mais importante do que visitar. Mas isso não poderia depender de quem é o convidado? A necessidade mais urgente aos olhos de Marta era preparar uma refeição para Jesus e Seus discípulos. Maria viu essa situação de forma diferente. Ela escolheu ouvir a sabedoria de Jesus, seu Salvador, enquanto tinha oportunidade.

As pessoas fazem escolhas. Eles fazem parte da vida. O profeta Moisés declarou: “Eu chamo o céu e a terra hoje contra ti, de que tenho posto diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; portanto, escolhe a vida, para que tu e a tua descendência vivam” (Deuteronômio 30:19) . Nossas escolhas diárias afetam nossas vidas, e o resultado final desta vida é determinado pelas escolhas que fazemos todos os dias. Jesus disse que Maria escolheu "a parte boa".

Temos que fazer uma escolha se buscamos a parte boa. Jesus nos diz que nossa maior prioridade na vida deve ser "buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça..." (Mateus 6:33).

Ele também nos dá orientação sobre como fazer isso: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus” (Lucas 4: 4 ; compare com Deuteronômio 8: 3). Ele acrescenta: "As palavras que eu vos disse são espírito e vida" (João 6:63).

Para Maria, Marta, Lázaro e os 12 discípulos, a Palavra de Deus estava em sua presença na pessoa de Jesus Cristo (João 1: 14-15). Aparentemente, Maria sabia que as palavras de Jesus eram as necessidades mais importantes de sua vida. Jesus reconheceu isso quando lembrou a Marta que sua vida estava ocupada com muitas necessidades secundárias, mas sua maior necessidade era aquela que Maria reconhecia: as palavras de vida eterna (João 6:68).

O livro de Hebreus nos diz a importância de ouvir e dar atenção às palavras da vida: "Portanto, devemos dar a mais zelosa atenção às coisas que ouvimos, para que não nos afastemos. Pois, se a palavra falada por meio dos anjos se mostrou constante, e a transgressão e a desobediência receberam justa recompensa, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação, que a princípio começou a ser falada pelo Senhor e nos foi confirmada por aqueles que o ouviram ”( Hebreus 2: 1-3 )

O que Jesus quis dizer quando falou "daquela parte boa, que não lhe será tirada"? ( Lucas 10:42 ). O apóstolo João responde a esta pergunta: "Tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não é do Pai, mas do mundo. E o mundo está passando , e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre "( 1 João 2: 16-17 ; compare com 2 Pedro 3: 10-12 ).

A verdade e as leis de Deus permanecerão para sempre. Nossos corpos não durarão para sempre, pois eles devem ser substituídos por corpos espirituais. O conhecimento espiritual que acumulamos nesta vida será nosso para sempre, nunca tirado de nós. Mas não devemos permitir que necessidades físicas e deveres nos consumam.

Como Maria, precisamos de fé paciente, de que em um mundo infernal para a destruição, cheio de armadilhas frívolas e prazeres sensuais vazios e momentâneos, possamos manter a parte boa para sempre: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus "( Apocalipse 14:12 ).

Maria e Marta eram boas amigas de Jesus. Marta se manteve ocupada fornecendo aos convidados coisas que tornassem a visita deles mais confortável. Ela deve ser elogiada por cuidar das necessidades importantes dos outros.

Mas Jesus elogiou sua irmã Maria. Jesus observou, com efeito, que Marta permanecia ocupada com a forma, mas que Maria se concentrava na substância. Ele elogiou Maria por escolher a parte boa, as palavras sagradas, a verdade e a fé de Jesus Cristo, que jamais lhe serão tiradas. Devemos seguir o exemplo de Maria e desejar a verdade de Deus acima de tudo.



Traduzido e adaptado por mim.


Fonte original: www.ucg.org/the-good-news/profiles-of-faith-mary-martha-lessons-from-two-sisters

Comentários

Postagens mais visitadas