Decisões e Indecisões (sobre o fim de ano)

Olá amados e amadas, aqui é a Bárbara que vos fala. Como foi o natal de vocês? Devem estar se perguntando, porque eu não postei sábado... Bom, tinha visita em casa.. e essa visita demorou... Então para cobrir a postagem de sábado, tô postando hoje... Enfim, não vamos falar de mim, mas desse maravilhoso post, sobre decisões e indecisões. 2014 tá acabando, (faltam dois dias) e eu já sei que muita gente fez "planos" para 2015. Mas, será que todos os sonhos que planejamos dão certo? Vamos ao post de hoje! (finalmente!)

Decisões e Indecisões (sobre o fim de ano)

Será que aceito esse emprego? Será que aceito namorar com fulano? Será que devo cortar o cabelo? Será que se mudo meu curso na faculdade? Será que é ele mesmo o cara certo? Será se devo sair de casa? Será que devo seguir em frente? Será que eu caso? Será se compro uma bicicleta? Será que preciso decidir tantas coisas mesmo? Ai que dor de cabeça!


Reconhecer qual é a vontade de Deus para a nossa vida, é algo muito difícil em alguns momentos. Quando passamos por épocas onde o futuro parece estar em nossas mãos ou por fases que temos que tomar decisões rapidamente, as pressões nos mostram como a nossa tendência é ficar com medo, ansioso e até receoso pelo que pode acontecer. Crer que Deus está no controle das nossas vidas não nos tira a responsabilidade de decidirmos primeiramente buscar descobrir qual é a Sua vontade, e conseqüentemente escolher fazer o certo.

Ao entregarmos nossa vida a Cristo assumimos que temos abrir mão das nossas vontades para fazer aquilo que Deus deseja, e não podemos esquecer que desde as decisões maiores até as menores precisam estar diante de Deus.

Nós jovens (principalmente meninas) parecemos às vezes ser um pouco mais indecisos e confusos. Existem aqueles que são racionais, que param para analisar e fazem uma lista de prós e contras para tudo, mas existem também aqueles que são levados  pelos sentimentos e fazem TUDO que o coração manda.

Eu sou uma pessoa super ultra mega indecisa. As vezes até minha mãe briga comigo: "Se decide menina!". Até minhas amigas brigam comigo, quando vou tomar sorvete com elas, e fico indecisa entre o sabor de chocolate ou de baunilha... E acabo ficando sem sorvete...

 Mas a essa altura você já deve estar se perguntando, mas como eu faço para descobrir qual é a vontade de Deus???

Para descobrir qual é a vontade de Deus você precisa buscar a santidade.

Uma entrega total é necessária para receber o direcionamento do Senhor para nossa vida. (Rm 12.1-2).  Para encontrarmos a vontade de Deus devemos reconhecer que Ele é o dono da nossa vida e que planejou todo o nosso futuro (Ef 2.10).  Quando queremos decidir as situações por nossa própria conta, estamos afirmando que o centro do nosso coração, somos nós mesmos, pois achamos que sabemos o que é melhor para nossa vida.

  Quando Deus reina em nosso ser, já temos um pré-requisito cumprido para discernimos: é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas.
O fato de você já ser salvo em Cristo faz alguma diferença no momento de tomar alguma decisão? Pois se não fizer você precisa sem dúvida parar para se questionar quem está em primeiro lugar. A partir do momento que aceitamos Cristo como nosso Salvador, devemos andar como Ele andou (1 Jo 2.6). Deus está muito mais preocupado em forjar o nosso caráter para que alcancemos a santidade do que nos levar para um lugar ou outro.

Nossa mente limitada não consegue entender o porquê de algumas coisas acontecerem, mas temos que ter consciência que Deus usa todas as situações para nos moldar, nos aperfeiçoar, nos fazer amadurecer e nos levar a compreender a sua vontade para a nossa vida. Em meio a decisões (e indecisões) a serem tomadas devemos nos focar em tentar aprender o que Deus quer nos ensinar com tudo aquilo. Mas nesses momentos que nos sentimos deseperados, o nosso coração pecaminoso revela como somos precipitados, e como temos a tendência de querer ter o controle das situações.


O medo de escolher um caminho ou outro algumas vezes nos mostra que temos receio que confiar plenamente em Deus e depender Dele para seguir adiante. Mas olhe o que a Bíblia nos traz em Provérbios 3.4-5: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.

Nós, como cristãos, precisamos acima de tudo verificar qual é o propósito de Deus para a nossa vida e nos focar em buscá-lo de todo o coração.

Paz convosco e Boas festas 


    ~~Bárbara Duarte~~


Comentários

  1. Taís04:00

    gostei muito Bárbara, sou super indecisa, e isso irrita todos ao meu redor... vou ter que ler mais a Bíblia e orar mais e pedir a Deus que eu seja mais decidida nesse novo ano. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas indecisas Taís kkkk. Mas tenho fé que esse ano de 2015 será O ANO.
      Paz

      Excluir
  2. Kamiila Kastroo04:02

    Acho que a indecisão chama a aflição.. (ou to errada?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem tudo haver Kamiila.
      Quando estamos muitos índecisos, entramos em um estado de ansiedade que por último, vira aflição. Um exemplo: eu. Tava super indecisa se ia cursar enfermagem (My Dream), fiquei ansiosa quando fiz a prova e fiquei naquela aflição: "ai Meu Deus, será se vou passar? E se não passar? o que será de mim?"... Graças a meu bom Deus, passei!!! Em 2015 o curso de enfermagem me espera♥

      Excluir
  3. Olha que coisa, o texto que Deus me tocou a escrever é exatamente sobre isso: Entrega Total a Ele e a vontade dEle", será que isso é coincidência? acho que não eim! Que nós jovens possamos entender! ótimo texto.

    Deus Abençoe!
    Vinícius Castro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu blog. Minhas regras. Caso os comentários sejam ofensivos, os moderadores tem todo o direito de removê-los.

Postagens mais visitadas